Publicidade

ARTIGO

Planejamento Urbano

O planejamento urbano, em seu sentido mais amplo, compreende a elaboração de planos urbanos, zoneamento, planejamento de cidades novas e urbanismo sanitarista. Através desse planejamento, busca-se a melhoria e revitalização de aspectos como qualidade de vida da população dentro da área urbana.

No Brasil, essa atividade divide-se em quatro fases históricas, levadas em consideração principalmente em relação ao Rio de Janeiro e São Paulo, vanguardistas no país.

A primeira delas, ocorrida entre os anos 1875 e 1930 caracteriza-se pelos planos de embelezamento. Com predomínio da tradição européia, esse momento é marcado basicamente pelo alargamento de vias, erradicação de ocupações de baixa renda em áreas centrais e implementação de infraestrutura, em especial saneamento, além de ajardinamento de parques e praças. Entre 1930 e 1965, o país viveu a sua segunda fase, caracterizada pelos planos de conjunto. Nela, toda a cidade passava a ser incluída, sendo pensada em termos de embelezamento e transporte.

O terceiro momento do planejamento urbano no Brasil é marcado pelos planos de desenvolvimento integrado onde, além dos aspectos físicos e territórias, foram acrescidas análises econômicas e sociais, na busca da viabilidade de execução do plano. As principais características desse momento são o distanciamento entre as propostas e possibilidades reais de realização do plano, conflitos entre propostas abrangentes e estruturas administrativas setoriais e especializadas, e dificuldades e indefinições sobre a aprovação dos planos.

Já entre os anos de 1971 e 1992, o Brasil viveu a fase dos planos sem mapa, onde planos passaram a ser elaborados sem os antigos diagnósticos técnicos extensos e até mesmo sem os mapas que espacializavam as propostas.

Nos dias atuais, o planejamento urbano brasileiro é tido como um instrumento público e privado, com diferentes ferramentas e características, onde cada vez mais são utilizados meios tecnológicos, científicos e de informações na sua elaboração. O plano diretor é o principal instrumento municipal de política urbana do país. Ele regulamenta a extensão local através do controle de uso e ocupação do solo e planejamentos de setores como transporte e saneamento.

O Brasil vive um processo de crescimento acelerado com o surgimento de novas áreas urbanas transformando o meio socioeconômico e espacial: 80% da população brasileira é urbana, e tem nas grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador, um número cada vez maior de habitantes que se instalam formando grandes periferias e favelas.

Nessa realidade, as práticas de planejamento urbano são instrumentos na busca do crescimento estruturado, aliado à preservação do meio ambiente, à qualidade da infraestrutura urbana, e à qualidade de vida da população.

Fonte: Portal online Urbanidades

RODRIGUES, A. F. Planejamento Urbano no Brasil, Estatuto da Cidade e o GIS

Alves, P.; BESSA, G, de A.; SOARES, B. R.; et al. O planejamento urbano e sua aplicabilidade em pequenas cidades: o estudo de caso do município de Santa Vitória - MG

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Energia e Comunicações

No Brasil, os assuntos de energia são de competência do Ministério de Minas e Energia que, além do âmbito das Minas, é responsável pelas ...

Saneamento básico e gestão ambiental

O saneamento básico é definido como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, ...

Urbanismo no Brasil

No Brasil, um dos mais importantes instrumentos de promoção da política nacional de desenvolvimento urbano é o Ministério das Cidades, que tem ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2021 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2021 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...