Publicidade

ARTIGO

Estado do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro é conhecido internacionalmente por seu grande potencial turístico. Sua extensão litorânea, rica em belezas naturais, oferece aos visitantes momentos de lazer e descontração. Famoso por abrigar as inigualáveis festas de carnaval e réveillon, o estado é composto por 92 municípios, sendo sua maioria contemplada com infraestrutura propícia para o turismo, já que a beleza e a cultura da região trazem turistas de todas as partes do mundo.

O samba, ritmo originário das favelas e subúrbios, está presente no cotidiano do fluminense e virou marca registrada do estado. A paixão pelas escolas de samba leva multidões ao sambódromo, todos querendo assistir o desfile de suas comunidades preferidas. No dia a dia, é possível encontrar o povo reunido em bares e botequins formando rodas de samba, costume de muitos dos ícones da cultura popular brasileira, como Cartola e Noel Rosa.

Outra grande paixão de quem vive no Rio de Janeiro é o futebol. O estado abriga uma grande diversidade de estádios, ginásios e estruturas olímpicas, contudo, o maior deles é o Maracanã – Estádio Mário Filho. Por mês, visitam o Maracanã uma média de 6.794 pessoas. Esse número aumenta consideravelmente durante a alta temporada, que vai de novembro até o final fevereiro. O campo tem medidas oficiais de 110m x 75m, numa área de 186.638m², onde foram realizadas grandes competições de futebol, como a Copa do Mundo, em 1950, e o primeiro Campeonato Mundial Interclubes da FIFA, em 2000. Também foram realizados espetáculos musicais, com artistas consagrados mundialmente, como Frank Sinatra, Kiss, Tina Turner, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Ivete Sangalo, entre outros.

A economia fluminense conta com o maior porto brasileiro e tem grande representatividade no segmento da Indústria, do Comércio e, como visto anteriormente, do Turismo. Numa área territorial de 43.910 Km2, o estado tem uma população de 15.561.720 habitantes, sendo seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,802, e o PIB per capita de R$ 17.695,00. A taxa de desemprego da população é de 10,1% e a média de rendimentos é de R$ 1.075,00, de acordo com informações do IBGE, em 2007.

O grande potencial em produção de energia é destaque no país, 82% da produção nacional de petróleo é realizada no estado. Não deixando de lado seu desempenho na produção de gás, que representa 41% da nacional, e de energia elétrica, que tem capacidade instalada de 7.400 MW.

O Rio de Janeiro é o único estado brasileiro produtor de energia nuclear. Além das usinas implantadas, estão instaladas no estado as unidades de enriquecimento de urânio e as sedes das agências nacionais responsáveis pela área nuclear. Com a entrada em operação da usina de Angra II em julho de 2000, o estado passou a atender 20% do atual consumo fluminense.

Abrigando a segunda maior metrópole do país, o estado sofre com a maioria dos problemas que existem em todos os grandes centros do mundo e, no Rio de Janeiro, o maior deles é a segurança pública. O tráfico de drogas presente nas comunidades, favelas e morros ocasiona para a população um clima de medo e insegurança. Diversos projetos tentando restaurar a segurança pública no estado já foram realizados, todavia, a situação enfrentada pelas autoridades, atualmente, parece ser de proporções inatingíveis. Um dos projetos recentes que tem apresentado resultados, é a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora dentro das comunidades dominadas pela criminalidade. Em algumas favelas, as unidades têm acabado com o poder paralelo que o tráfico exerce.

O Rio de Janeiro também faz parte da rota de turismo histórico do país, pois possui uma grande variedade de monumentos e construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Cultural. A Família Real Portuguesa chegou ao estado em 1808, e com ela, o desenvolvimento urbano da região. Todos os órgãos da Administração Pública e da Justiça portuguesa foram transferidos para o Brasil, então criou-se academias, hospitais, quartéis etc. O processo de independência do país teve seu epicentro neste estado e depois de proclamada, a cidade do Rio de Janeiro foi declarada capital brasileira em 1822, sendo transferida para Brasília apenas em 1960.

Uma das sete novas maravilhas do mundo é o principal símbolo e atração turística do Rio de Janeiro. O Cristo Redentor foi construído para comemorar o centenário da independência brasileira. Em 1923, foi realizado um concurso para escolher o projeto que atenderia melhor a homenagem e o escolhido foi o do engenheiro Heitor da Silva Costa. Finalmente, em 1931 é inaugurada oficialmente a Estátua do Cristo Redentor. O desenho da estátua é de Carlos Oswald e a execução do escultor francês Paul Maximilian Landowski.

Quem pretende conhecer o Rio de Janeiro não pode deixar de ir à Região dos Lagos, que é formada pelas praias mais belas do Sudeste. Divida em 13 cidades e com 100km de extensão litorânea, a principal atividade do local é a extração de sal marinho, surf profissional e a recepção de turistas. Os visitantes que conhecem a região ficam encantados com a beleza de suas paisagens e com a receptividade dos fluminenses.

 

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro.

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...