Publicidade

ARTIGO

Cidade de Rio Grande

Fundada em 1737, pelo Brigadeiro José da Silva Paes, Rio Grande é um dos municípios mais populosos do Estado, com aproximadamente 211.005 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2019). Palco de conflito entre Espanha e Portugal, a cidade ficou por mais de 10 anos sob o domínio espanhol, reconquistado pelo governo português em 1776, a vila foi elevada à categoria de cidade e passou a ser Capital da Província, durante a Revolução Farroupilha.

Porto Grande está localizada em uma região estratégica geograficamente, o que condiciona ser o único porto marítimo do Rio Grande do Sul, ponto de passagem de imigrantes e o comércio internacional, o qual teve grande importância na colonização e desenvolvimento da região. Atualmente, a economia é pautada nas atividades portuárias, prática da pesca, refinação de petróleo, indústria, setor comercial,  turismo e serviços.

Natureza e muitos atrativos culturais

 Um dos municípios mais visitados do Rio Grande do Sul, com vários roteiros que proporcionam passeios inesquecíveis e paisagens encantadoras.

Rio Grande é repleto de atrativos culturais, um dos destaques é o Antigo Quartel General, localizado no centro da cidade, se destaca com seus símbolos de armas e serviços e pela sua riqueza de detalhes. O paço Municipal, O prédio Monumentos da Alfandega e o Sobrado dos Azulejos são ótimas opções de passeios na cidade.

Para quem aprecia o turismo religioso, a Catedral de São Pedro, considerada a mais antiga do Estado, foi construída pelos colonizadores portugueses, em 1775. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, se destaca com suas lindas imagens sacras e arquitetura, Um lugar de fé e história que vale a pena visitar.

Para os amantes de natureza, a dica é visitar a Ilha de Pólvora. Com 42 hectares de marismas que servem de moradia para diversas espécies de animais, no local são realizadas várias pesquisas cientificas. O eco museu da Picada, oferece passeios a cavalo, trilhas ecológicas e uma experiencia única de vivenciar a vida rural no século 19.

A Estação Ecológica do Taim, localizada no extremo sul do País, possui uma diversidade de fauna e flora, abrigando a maior variedade de mamíferos do Brasil. Criada em 1979, ocupa uma área de mais de 33.000 hectares, um atrativo natural de extrema importância para a preservação de diversas espécies que vale a pena conhecer.

Outro atrativo que não pode faltar no roteiro é a Ilha dos Marinheiros. Considerada uma das maiores e a mais fértil do Estado, possui construções históricas com arquitetura típica portuguesa, além disso, possui lindas capelas, artesanatos, gastronomia típica e uma linda lagoa que completa a beleza do lugar.

O Museu Náutico ressalta a história da cidade e sua importância marítima. Lá, o visitante desfruta de um rico acervo de embarcações, equipamentos de navegação, pesca, sinalização náutica, mapas, entre outros objetos que remetem a atividade náutica.

O monumento-túmulo de Bento Gonçalves, situado na Praça Tamandaré, o monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes, localizado na Praça Xavier, entre outros, são pontos turísticos que valem a visita.

O Museu Sacro conta com mais de 2,5 mil peças que remetem a religiosidade dos munícipes, uma ótima opção para quem curte o turismo religioso.

Se a ideia é curtir um roteiro mais agitado, Rio Grande oferece bares, boates, restaurantes e outras opções de entretimento aos seus visitantes. Com opções de praticar esportes, lindas construções históricas, igrejas e uma natureza exuberante, Rio Grande é um grande destino no Rio Grande do Sul que deixa qualquer um apaixonado.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Rio Grande

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Autor: Deliane Evangelista de Lima


Publicado em: 24/11/2019

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...