Publicidade

ARTIGO

Cidade de Porto Alegre

O povoamento de Porto Alegre começou em 1752, quando chegou na região mais de 50 casais portugueses açorianos que vieram através do Tratado de Madri para fixarem residência no noroeste do Rio Grande do Sul. Porém, devido à demora na demarcação de terras, essas famílias permaneceram no Porto Viamão, sendo denominado de Porto Alegre. A fundação oficial da cidade ocorreu em 1772, um ano após, tornou-se a capital da Capitania.

Após 50 anos de fundação, a cidade recebeu os primeiros imigrantes, principalmente os alemães, italianos, espanhóis, africanos e alguns imigrantes do oriente médio, constituindo uma cidade de diversas culturas, etnias e costumes.

Cidade multicultural e de muitas belezas

Porto Alegre, um dos principais destinos no sul do Brasil, é uma cidade completa, com muitas opções de lazer e uma infinidade de pontos turísticos que proporcionam passeios inesquecíveis aos visitantes.

Devido aos seus inúmeros atrativos, quem for conhecer a cidade, o ideal é que se faça uma escala demorada por lá para não perder nada e aproveitar bastante o lugar.  

Parada obrigatória para quem for em Porto Alegre, o centro histórico, além de garantir cenários incríveis para fazer lindas fotos, impressiona pela arquitetura dos belos prédios seculares. Entre os destaques está a Praça Marechal Deodoro, também conhecida como a Praça da Matriz, é bastante arborizada, além de ser palco de manifestações religiosas e culturais na cidade. 

O Palácio Piratini, Localizado na Praça Matriz, é outro ponto turístico bastante visitado. O prédio que teve o início de sua construção em 1896, levou mais de duas décadas para ser concluída, encanta pelo estilo neoclássico, na parte interna do prédio, as obras do artista italiano Aldo Locatelli embelezam os salões com as histórias dos gaúchos. 

A Biblioteca Pública, inaugurada em 7 de setembro 1922, data em que foi comemorada os cem anos da independência do Brasil, conta com um belo e rico projeto arquitetônico. Logo na fachada, está os bustos dos maiores pensadores positivistas, sendo um dos raros monumentos desse tipo no mundo. Na parte interna, os salões, que foram feitos em vários estilos, como o rococó, egípcio, gótico e florentino, impressionam por cada detalhe. O acervo é composto por mais de três mil volumes, sendo referência no Brasil. Um lugar belo e rico que vale muito a pena conhecer. 

Outro grande atrativo e a Casa de Cultura Mário Quintana. Tombado como Patrimônio Histórico do Estado, em 1982, o nome é em homenagem a um dos maiores poetas brasileiros. O centro cultural possui salas de teatros, com capacidade para mais de 250 pessoas, salas de apresentações artísticas, além de uma belíssima arquitetura que deixa qualquer um fascinado.

O prédio que abriga a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Cais do Porto, a Casa do Peão, entre outros diversos pontos turísticos, são também ótimos lugares para você conhecer. 

Religiosidade e arquitetura

Se você é amante do turismo religioso, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre é parada obrigatória. A atual igreja teve sua construção iniciada em 1921, levando mais de 60 anos para ser concluída. Sua arquitetura foi projetada pelo arquiteto italiano João Batista Giovenale, da Academia de Belas Artes de São Lucas, de Roma. Com estilo renascentista, suas torres remetem a época dos Padres Jesuítas, a cúpula possui mais de 70 metros de altura, sendo uma das maiores do mundo. Uma verdadeira obra de arte que inspira fé e beleza, que engradece a religião e a cultura gaúcha.

A Catedral da Santíssima Trindade, também conhecida como a Igreja Anglicana, localizada no centro histórico de Porto Alegre, foi a primeira a ser construída por anglicanos no Brasil, em 1903. Com estilo gótico inglês, detalhes neoclássicos, pinturas sacras, piso de mármore importado, é outra maravilha de Porto Alegre que não pode ficar de fora do roteiro.

Considerada a mais antiga da cidade, A Igreja Nossa Senhora das Dores teve sua construção iniciada em 1807 e levou mais de 90 anos para ser concluída. Feita em estilo da arquitetura alemã e o barroco português, chama atenção pela sua grande escadaria. Tombada e declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Igreja conquista os visitantes pela sua deslumbrante arquitetura.

Opções de lazer junto a natureza

Porto Alegre surpreende por ser uma Metrópole que tem parte de seu território ocupado por paisagens tipicamente rurais. Portanto, para quem gosta de realizar atividades ou relaxar junto ao meio ambiente, a dica é fazer o roteiro Caminhos Roteiros Rurais de Porto Alegre. Nessa rota, o turista visita as belas e pequenas propriedades, passeia entre os pomares e parreirais, conhece o processo de produção de sucos e vinhos, geleias, entre outros produtos feitos pelos próprios moradores.

Para aqueles que desejam descansar e renovar as energias em sintonia com a natureza, o roteiro também oferece pousadas hospedarias e cabanas. A gastronomia fica por conta dos diversos restaurantes que servem deliciosos pratos típicos preparado no fogão a lenha, o que dá um gostinho de comida caseira. Tudo isso emoldurada por uma paisagem deslumbrante, clima ameno e ar puro. 

Outra opção de passeio é o Jardim Botânico, considerado um dos maiores do País, devido a sua diversidade de coleção cientificas e seus inúmeros exemplares de espécies. O Museu de Ciências Naturais, um dos mais importantes do Brasil, possui mais de 430 mil exemplares de animais e plantas. O Viveiro do Jardim Botânico também se destaca pelas mais de 120 espécies de arbóreas nativas, ornamentais e medicinais, sendo comercializadas para os mais diversos lugares do País.

A Orla do Guaíba, um dos principais cartões postais de Porto Alegre, é um dos pontos mais belos e mais visitados na cidade que, além de oferece um belíssimo pôr do sol, proporciona um cenário deslumbrante que enchem os olhos. Vale também visitar ao Parque Farroupilha e conhecer os diversos monumentos, apreciar os belos jardins temáticos e ainda desfrutar de vários locais de lazer.

Não volte da cidade sem antes passear pelas águas do Rio Guaíba no Barco Porto Alegre 10. A embarcação possui três andares, com capacidade para mais de 200 passageiros, além de uma estrutura com suportes necessários para a segurança dos turistas. O passeio oferece roteiro que levam as principais ilhas da região, sem contar com o tradicional e delicioso almoço que completa o roteiro.

Porto Alegre é uma cidade multicultural, palco de grandes eventos e festivais, com uma gastronomia saborosa e diversificada, além de um centro comercial completo e variado. Um destino cheio de surpresas, de belas paisagens que encanta qualquer turista que vai a cidade.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Portal de Turismo do Rio Grande do Sul


Autor: Deliane Evangelista de Lima


Publicado em: 29/12/2019

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...