Publicidade

ARTIGO

Cidade de Turvo

Turvo era uma pequena colônia situada na estrada entre os municípios de Pitanga e Guarapuava, na região centro sul paranaense, que no início do século XX, começou a receber os primeiros imigrantes de origem alemã, eslava e italiana. Após a construção da capela, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, a localidade se desenvolveu com base na extração de madeiras de lei (comercializadas nas cidades vizinhas). No ano de 1953, Turvo foi anexado à Guarapuava, tornando-se distrito do município. Apenas em 12 de maio de 1982, foi elevado à categoria de município, sendo instalado no ano seguinte.

Segundo estimativas 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Turvo contabiliza uma população aproximada de 13.712 habitantes. Distante 293 km de Curitiba, o município possui uma área total de 926,767 km² e um clima classificado como subtropical úmido mesotérmico (verões com alta concentração de chuvas e invernos de poucas geadas).

Economicamente o Produto Interno Bruto municipal é dividido com 42% de participação do setor de serviços, 40% da indústria e 18% da agricultura. No primeiro, o turismo é um dos principais geradores de renda turvense, voltando sua atuação para o segmento do ecoturismo. Entre os atrativos turísticos locais estão a gruta Toca do Tigre, a reserva de araucárias nativas, a cachoeira Salto Grande e, visando o turismo cultural, há a Casa da Cultura e a área indígena Marrecas. Na indústria, as empresas de papel e papelão, madeireiras e de produtos alimentares, e no setor da agricultura, as culturas de milho e erva-mate e a extração de madeiras em tora, são as mais dominantes.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Turvo

IPARDES

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...