Publicidade

ARTIGO

Cidade de São Miguel do Iguaçu

São Miguel do Iguaçu é um município localizado no oeste paranaense, com área de 851 Km² e população de 27.330 habitantes (2016). A aproximadamente 592 Km de Curitiba, a capital do Estado do Paraná, a cidade encontra-se a uma altitude de 312 metros.

A região de São Miguel de Iguaçu começou a ser demarcada em 21 de fevereiro de 1949 pela Colonizadora Gaúcha Ltda, recebendo o nome de Vila Gaúcha. Um ano mais tarde foi aberta a primeira estrada ligando os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, passando pela vila. Aos poucos, começaram a surgir os primeiros comércios, escolas, cartório, indústrias madeireiras e a primeira capela. Em 6 de fevereiro de 1958 a vila foi elevada à categoria de distrito administrativo e judiciário de Foz do Iguaçu e, em 25 de janeiro de 1961, o distrito de Gaúcha foi emancipado e desmembrado da antiga sede. Contudo, somente em 28 de novembro daquele ano foi instalado o município, recebendo o nome atual, São Miguel do Iguaçu.

A cidade possui esse nome devido a seu santo padroeiro e, para diferenciá-lo de outras localidades e facilitar sua localização, foi acrescido o nome do Rio Iguaçu, que se encontra próximo à região.

A base econômica do município está na agropecuária, fundamentando-se na produção do setor primário como identidade econômica da comunidade local. Os principais produtos em ordem de importância são a soja, milho, aves, suínos e bovinos em geral. Além desses produtos, em menor importância de produção apresentam-se o leite, mandioca, fumo, madeira, esterco, trigo, melancia, peixes, algodão, banana, arroz, uva, entre outros. A industrialização também está tornando-se fator econômico crescente na geração de produtos, serviços e empregos.

Devido à sua localização, às margens do Lago Itaipu, o turismo também desenvolve-se muito na cidade, trazendo mais renda e oportunidade para a população. Além disso, o Parque Nacional do Iguaçu localiza-se ao sul do município, ocupando 11,73% de sua área total, sendo 6,17% da área do parque encontrada em São Miguel do Iguaçu. Outros atrativos turísticos da cidade são a Linha Martins Macuco Aventura, uma atividade de ecoturismo que engloba caminhada pela mata e atividades de caiaque no Rio Iguaçu; as grutas Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes e Santa Rita de Cássia, que recebem muitos peregrinos durante o ano todo; a Reserva Indígena Avá-Guarani; o Museu Histórico Municipal; Centro Cultural Avelino Vieira e o Terminal Turístico de Ipiranga, uma praia formada pelo Lago Itaipu com excelente infraestrutura turística. O turismo rural também é muito forte no município, já que conta com muitos sítios e fazendas que oferecem cafés coloniais, pesque e pague e outras atividades no campo.

Fonte:

Fonte: Prefeitura de São Miguel do Iguaçu

IBGE

IPARDES

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...