Publicidade

ARTIGO

Cidade de Piraquara

O município de Piraquara encontra-se na região metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais, Estado do Paraná. Possui uma área de 227.560Km² e uma população de aproximadamente 106.132 habitantes (2016). 

O povoamento dos Campos Gerais de Curitiba, por volta de 1660, teve origem com a mineração realizada pelos bandeirantes, portugueses e vicentistas. Um dos núcleos fundados por esses mineradores foi Arraial Grande, do qual originou-se o povoamento efetivo de Curitiba, São José dos Pinhais e Piraquara. Mais tarde, por volta de 1700, fazendas de mineração deram início à colonização do local, o que fez, mais tarde, com que outras famílias se estabelecessem na região, formando um primeiro povoamento.

Seu progresso começou a ser notado após a vinda de imigrantes europeus a partir de 1878, principalmente nos setores de agricultura e pecuária. Em 1885, a inauguração da Estrada de Ferro do Paraná, ligando o litoral paranaense a Curitiba, com boa parte dos trilhos passando por Piraquara, também estimulou o crescimento do município.

Elevada à categoria de Freguesia em 1885, com a denominação de Senhor Bom Jesus de Piraquara, cinco anos depois, passou à condição de vila desmembrada de São José dos Pinhais e com a nova denominação de “Deodoro”, em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca. Após 1890, passou a chamar-se “Vila Deodoro” e, apenas em 1929, denominou-se novamente Piraquara.

O topônimo “piraquara” tem origem indígena e significa “pira” = peixe e “coara”= buraco, cova, isto é, peixe de buraco. Esse também é o nome de um dos rios que banham a região, o Rio Piraquara. Os seus mananciais, aliás, são responsáveis por 50% do abastecimento de água da grande Curitiba, além de constituírem a área permanente de proteção ambiental da Bacia do Rio Iraí (APA do Iraí), formada pelas bacias hidrográficas de quatro rios: Canguiri, Timbu, Cercado e Curralinho, que formam o Lago do Iraí.

Entretanto, sua maior riqueza natural, as águas, ironicamente, atrasam o avanço da atividade econômica na região. É justamente esse patrimônio que cria restrições legais e ambientais que impedem o município de atrair novas indústrias. Tentando reverter esse quadro, a Câmara Municipal de Piraquara aprovou em 2007 um plano de amparo e incentivo fiscal às indústrias, no qual a prefeitura concede, sem custos, terreno e infraestrutura necessária para as empresas instalarem-se ou ampliarem suas unidades em Piraquara. Em contrapartida, exige que haja criação de empregos e 70% da mão de obra seja de moradores da cidade.

Com a falta de empregos na indústria do município, um dos caminhos encontrados pela administração municipal foi a exportação de mão de obra de Piraquara para as indústrias de municípios vizinhos. Com isso, Piraquara tornou-se uma “cidade dormitório”, onde aproximadamente 60% da população trabalha nos municípios da região metropolitana de Curitiba.

Com isso, a economia da cidade é sustentada basicamente pelo comércio. O setor de comércio e serviços constitui-se o carro chefe da empregabilidade, já que gera 47% dos postos de trabalho. O comércio local está concentrado nas duas principais avenidas do município, a Getúlio Vargas e a Barão do Cerro Azul. Dentre o que é ofertado estão óticas, farmácias, lanchonetes, lojas de móveis, de roupas e salões de beleza.

Dentre as atrações e peculiaridades de Piraquara, encontram-se o maior complexo penitenciário do Estado, a Penitenciária de Piraquara, o Cemitério Assunção de Nossa Senhora, o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, a Estação Piraquara, as Igrejas Colônia Santa Maria do Novo Tirol e a Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, o Túnel de Roça Nova e o tradicional Baile do Pato, uma casa de baile criada em 1958, que possui esse nome devido à comida servida no estabelecimento, o pato assado. Além disso, desde 1988, realiza-se na cidade a Festa do Carneiro no Rolete, com muita comida, música e feira de produtos agroindustriais.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Piraquara

IPARDES

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...