Publicidade

ARTIGO

Cidade de Missal

Missal é um município localizado no oeste paranaense, a 615 Km da capital Curitiba. Com população estimada de 10.863 habitantes (2016), a maioria deles, 52,34%, vive no ambiente rural, enquanto 47,66% em ambiente urbano. A cidade possui 324 Km² de área territorial, sendo que 40,07 Km² é alagada pelo Lago de Itaipu. Dessa forma, Missal é um município lindeiro da usina, recebendo royalties mensalmente pelo alagamento dessa área. Desde 1985, a cidade já recebeu um total de U$ 45,1 milhões em royalties acumulados.

Missal começou a ser colonizada pela Sipal Colonizadora, fundada pelo padre José Backes, responsável pela venda de lotes e formação da cidade que, naquela época, permitia somente que famílias de religião católica se instalassem no local. Assim, a região começou a ser conhecida como a Gleba dos Bispos, ou Terra dos Bispos, até que fosse escolhido Missal, por causa do nome do livro que os sacerdotes guiam-se para conduzirem uma missa.

Sua formação deu-se a partir do desmembramento do município de Medianeira, no dia 30 de dezembro de 1981, por meio da Lei Estadual n° 7.566. No dia 1º de fevereiro de 1983 foram empossados o primeiro prefeito e os membros da Câmara de Vereadores. Por isso, nessa data, comemora-se o aniversário de emancipação político administrativa do município.

A cidade possui grande tradição germânica, já que a maioria de seus colonizadores pertenciam à segunda geração de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil. Suas contribuições culturais notam-se na gastronomia, música e arquitetura.

Naquela época, uma das grandes fontes de geração de recursos era a extração de madeira, enquanto que, atualmente, não só a agricultura e a pecuária têm uma grande importância, mas também a atividade turística. O Terminal Turístico da Vila Natal, no Lago Itaipu, é um dos principais pontos turísticos de Missal, e se constitui em uma praia artificial que conta com ótima infraestrutura de lazer, onde pode-se realizar várias atividades aquáticas como a pesca e jet-ski.

O município também é famoso por realizar muitos eventos como a Deutsches Fest, uma festa alemã que conta com vários atrativos como o jogo do barril, concurso de chopp em metro, apresentações artísticas, jantares tipicamente germânicos e desfiles alegóricos. Outros eventos igualmente importantes são a Festa dos Navegantes, que comemora a emancipação de Missal; o Baile do Colono e do Motorista, uma forma de homenagear as pessoas que trabalham no campo ou como motoristas, resgatando a importância das duas profissões para o desenvolvimento da cidade; a Pesca a Corvina, que atrai centenas de pescadores e é realizada no Terminal Turístico de Vila Natal; e o Baile com escolha da Miss Missal, um concurso de beleza realizado para escolher a representante da mulher missalense.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Missal

IBGE

IPARDES

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...