Publicidade

ARTIGO

Cidade de Mamborê

A cidade de Mamborê foi criada na década de 1920, a partir de clareiras abertas nas florestas paranaenses por colonizadores em busca da erva-mate, planta muito abundante na região daquela época. Em 1940, teve início o primeiro povoado local através da abertura de estradas, organizada pelo Governo Federal, com o objetivo de facilitar o transporte da erva. A família de Firmino Nogueira foi a que se destacou durante todo processo de colonização do lugar, sendo considerada a fundadora do mesmo.

Como o vilarejo era muito distante das cidades urbanizadas da região, os primeiros comerciantes do local tinham que percorrer longas distâncias para comprar suas mercadorias. Assim, surgiu o nome Mamborê de origem indígena, que quer dizer “muito longe”. Logo após a fundação do povoado, este foi anexado ao município de Campo Mourão, tornando-se seu distrito. Somente em 1960, a cidade recebeu a sua autonomia e a emancipação política.

Atualmente, a cidade de Mamborê possui 778 km² de extensão e aproximadamente 13.870 habitantes (2016), e tem o seu setor econômico baseado na agricultura. O cultivo de milho, trigo e soja são as suas principais produções agrícolas. Além disso, a cidade também possui indústrias que ajudam na renda local, como a madeireira, alimentícia e de vestuário.

Mamborê promove ainda alguns eventos que movimentam o município, como a Feira Agropecuária conhecida como EXPOMAM, que acontece junto com o aniversário da cidade; a Festa da Leitoa Mateira, atraindo visitantes de todas regiões do Estado, para saborear o prato típico do município (porco desossado e recheado); e a tradicional Cavalgada Rústica Mamorê a Lunardelli, na qual cavaleiros e amazonas de diversos lugares do Paraná percorrem diversas cidades do interior do Estado até chegar à cidade, onde o final do trajeto é comemorado com festas e comidas.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Mamborê

CNM - Confederação Nacional dos Municípios

FERREIRA. João Carlos V. Municípios paranaenses – Origens e Significados de seus nomes. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, 2005.

IPARDES

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...