Publicidade

ARTIGO

Cidade de Mallet

A cidade de Mallet localiza-se no sudeste do Paraná, fazendo divisa com os municípios de Rio Azul, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, União da Vitória e Cruz Machado. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2016, a sua população é de aproximadamente 13.611 habitantes, distribuídos em uma área de 723 km². O clima é o subtropical e sua temperatura média anual é de 16ºC, com ocorrências de geadas severas e frequentes.

A colonização efetiva da região teve início em 1884, com a chegada de um grupo de famílias que partiu de Campo Largo da Piedade, próximo à Curitiba e, após dois meses, chegou na localidade, à margem esquerda de um rio, onde formou um pequeno povoado denominado de Rio Claro. Esses primeiros povoadores da futura colônia de Mallet, dedicaram-se à agricultura e à pecuária. Pouco tempo depois, em 1890, chegam os primeiros imigrantes europeus, que também se fixaram como agricultores. Poloneses e ucranianos contribuíram muito para a formação da cidade, principalmente na vida cultural e religiosa, com a construção de igrejas, escolas, clubes recreativos e várias casas em estilo europeu.

Através da Lei Estadual nº1.189 de 15 de abril de 1912, criou-se o município de São Pedro Mallet, desmembrando-se de São Mateus do Sul e sendo instalado oficialmente em 21 de setembro do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito, o Sr. José Pompeo. No ano de 1920, pela Lei Estadual nº 2645, a cidade recebeu a denominação oficial de Mallet.

Atualmente, Mallet tem papel destacado na produção de frutas como caqui, morango, pêssego e kiwi. A Festa do Kiwi, que ocorre desde 1997, no mês de abril ou maio, é um dos eventos que marcam o calendário da cidade, com a escolha da Rainha do Kiwi, shows musicais, bailes, apresentações culturais e a comercialização de produtos e pratos típicos da culinária ucraniana e polonesa. Há também a tradicional Festa de São Pedro, realizada há mais de 40 anos, com procissão e benção de veículos, missa e um grande almoço, além de musical e outras atrações. Outro grande atrativo local é a Festa do Colono, que ocorre todos os anos no mês de junho e é organizada pelo Centro de Tradições Gaúchas, conta com atividades como provas de rodeio, futebol, missa e comidas típicas.

Mallet possui várias belezas naturais como grutas, cavernas, rios, quedas dágua, fontes e estâncias de águas hidrominerais e termais, locais para prática de esportes radicais e o “Circuito Polonês Ucraniano de Turismo Rural”. Em 1998 foi criado no centro da cidade, o Parque Ambiental dos Imigrantes, com lagos com peixes, espaço para recreação, cancha de areia para vôlei e futebol, pista de skate, além de trilhas que garantem à população local e ao visitante ótima opção de lazer. Para quem deseja comprar frutas, produtos coloniais, provar comida típica (sob encomenda) e saborear um delicioso café colonial, alguns sítios de famílias tradicionais da cidade oferecem esses serviços diariamente.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Mallet

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPARDES

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...