Publicidade

ARTIGO

Museus paranaenses

Lazer aliado à cultura e conhecimento: esta opção é proporcionada pelos museus do Paraná, que reúnem arte, história e muita informação. Além de conferir exposições de pinturas e esculturas assinadas por artistas nacionais e internacionais, os visitantes podem aprender sobre a evolução das cidades e fatos históricos.

Em Curitiba não faltam espaços destinados aos mais variados tipos e estilos de exposições. Um deles, fundado em 1876, é a primeira grande instituição histórica do Estado e a terceira em nível nacional. O Museu Paranaense, localizado no Palácio São Francisco, conta com salas de exposições de acervo, salas temporárias que admitem temáticas variadas, além de biblioteca, auditório, laboratórios e salas para cursos. A capital paranaense ainda conta com o Museu Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea, Museu do Carro e do Expedicionário.

Alguns dos municípios do Estado que também oferecem opções de passeios por museus são Cascavel, que tem como destaque as peças de cerâmica indígena, Londrina, em que o próprio prédio do museu é considerado patrimônio histórico, Foz do Iguaçu, com o museu da usina de Itaipu, e Campo Largo, que conta com o Parque Histórico do Mate.

Museu de Arte de Cascavel

O local foi inaugurado em março de 1996 e conta com um espaço fixo que funciona como sede de coleções artísticas latinoamericanas de países como Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile. Os visitantes também podem conhecer mais sobre a cultura indígena brasileira nas exposições de peças de cerâmica produzidas pelas tribos Carajá, Tapirape, Kaiapó, entre outras. O museu funciona diariamente, das 13h às 18h e fica na Rua Mato Grosso, 2700.

Museu de Arte de Londrina

Quem escolher visitar o principal museu de Londrina, além de conferir as exposições, também vai poder conhecer uma das primeiras construções da arquitetura moderna paranaense. O prédio que abriga o museu é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico e foi construído em 1952, sendo utilizado como sede do terminal rodoviário da cidade até 1988. Uma curiosidade é que durante a exposição de inauguração do museu, uma das obras expostas foi “A Eterna Primavera”, do escultor francês Auguste Rodin. O local pode ser visitado de terça à sexta, das 9h às 17h, aos sábados das 8h às 13h e aos domingos das 10h às 15h. Endereço: Rua Sergipe, 640.

Ecomuseu de Itaipu

Além de abrigar um dos mais importantes cartões postais do Paraná, as Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu também tem uma alternativa para quem gosta de visitar museus. O Ecomuseu de Itaipu foi criado para preservar a história da maior hidrelétrica do mundo em geração de energia e para resgatar características da região antes da construção da usina. Podem ser vistas fotos antigas, materiais utilizados pelos operários durante a obra, animais empalhados e plantas, e ainda é possível conhecer o processo de funcionamento da usina. O Ecomuseu abre de terça a domingo, das 8h30 às 17h30. Os ingressos custam R$ 8 para adultos e R$ 4 para crianças entre 7 e 16 anos. Pessoas acima de 60 anos e estudantes que apresentarem carteira estudantil com data de validade vigente também pagam meia entrada.

Parque Histórico do Mate

Em meio a 31, 7 hectares de mata nativa, um lago e áreas de lazer, está o museu do Parque Histórico do Mate, localizado em Campo Largo. Lá estão expostos objetos utilizados na produção da erva-mate, inclusive meios de transporte, e pode-se entender mais sobre a relevância da iguaria para o desenvolvimento do Paraná. O horário de visitação é de terça à sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e nos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h. Localização: Rodovia BR-277, km 17, Campo Largo.

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Feiras livres no Paraná

Passear com a família, comprar legumes, verduras e frutas por preços baixos, fazer um lanche ou conhecer o artesanato local. Tudo isso é ...

Lazer e natureza nos parques paranaenses

Os parques do Paraná são atrações ideais para quem busca uma opção de lazer diferente, tranquila e que proporcione contato com a natureza. As ...

Lazer no Paraná

Graças à diversidade de influências culturais presentes no Paraná, o Estado oferece um grande número de opções de lazer, desde os mais ...

Restaurantes Paranaenses

Os restaurantes do Paraná oferecem opções para os gostos mais variados, além de ambientes que misturam a história dos municípios às ...

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...