Publicidade

ARTIGO

Cidade de Jussara

O município de Jussara localiza-se no Norte do Paraná, fazendo limites, ao Norte, com São Jorge do Ivaí, ao Sul com Araruna, a Leste com Terra Boa e a Oeste com as cidades de Cianorte e São Tomé. Seu clima é o subtropical úmido mesotérmico, com temperatura média de 15ºC e período chuvoso em janeiro e clima mais seco em agosto. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população estimada para o ano de 2016, foi de 6.995 habitantes, distribuídos em uma área de 210 km². A origem do nome vem do tupi “Juçara”, espécie de palmeira que fornece o palmito, muito comum no litoral paranaense.

O processo de colonização de Jussara foi implementado pela Companhia de Terras Norte do Paraná e iniciou-se em 1951, quando os irmãos Ykunoshin e Kenji Kimura compraram os lotes de terra 162 e 162A da Gleba Cananéia. Outros começaram a chegar e, assim, foi surgindo um pequeno núcleo urbano. Em 1955, pela Lei nº 2.411, foi criado o município de Jussara, sendo desmembrado de Engenheiro Beltrão. Mas foi somente em dezembro desse mesmo ano é que instalou-se efetivamente como município, com a posse de seu primeiro prefeito, Sr. Manoel José Soares, e o Presidente da Câmara Municipal, o Sr. Acrísio de Castro Jucá . Por isso, estabeleceu-se o dia 8 de dezembro como a data em que se comemora o aniversário da cidade, bem como o dia de sua Padroeira.

As fortes geadas, que ocorreram na região na década de 1970, acabaram afetando as lavouras de café, o que ocasionou uma forte redução no cultivo do produto e um grande êxodo rural, com muitas famílias deixando suas terras e dirigindo-se para as cidades. Atualmente, o município continua com sua economia fortemente baseada na agricultura, com destaque para as plantações de soja, cana-de-açúcar, milho, trigo e, em menor escala, o café. Além disso, há o cultivo de frutas como melancia, laranja e banana, e a criação de galináceos.

No que diz respeito aos atrativos turísticos, a cidade possui opções ligadas ao ecoturismo, com destaque para a Cachoeira do Rio Ligeiro e a Cachoeira do Ribeirão Cananéia.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Jussara

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPARDES

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...