Publicidade

ARTIGO

Cidade de Jacarezinho

No final do século XIX, chegaram à região norte-pioneira do Paraná os primeiros colonizadores vindo dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Na área onde encontra-se atualmente o município de Jacarezinho, o fluminense Antonio Calixto deu início a colonização, sendo seguido pelos senhores Joaquim Severo Batista e Francisco de Paula Figueiredo. No ano de 1888, a família Alcântara, o Dr. João Cândido de Souza Fortes e o Frei Inácio de Melo e Souza chegaram à localidade com um grupo de pessoas e juntos fundaram a Fazenda da Prata. Oito anos mais tarde, o casal Joaquim Antônio Graciano e Maria Sabina de Jesus doaram 50 alqueires de terra, onde foi erguida a segunda capela local, hoje, rodeada pela construção de novas casas. Já no início do século XX, o povoado é elevado à freguesia, com a denominação de Nova Alcântara. Em 1903, o nome foi alterado para Jacarezinho e, em 28 de março de 1911, conquista a categoria de município paranaense.

Geograficamente, Jacarezinho encontra-se na região norte-pioneira do Paraná, a 386 km de Curitiba, e com um clima classificado como subtropical úmido de verões quentes com alta concentração de chuvas e invernos com temperaturas inferiores a 18°C. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o município possui uma área de 602 km² e uma população de 40.253 habitantes (IBGE/2016). Em sua economia, o destaque vai para o setor agropecuário com a cultura de algodão, soja, trigo e cana-de-açúcar, avicultura, e de prestação de serviços.

Na área social, Jacarezinho é reconhecido como a “capital estudantil do norte pioneiro”, com a presença de uma reitoria da Universidade Estadual do Paraná e diversas faculdades. Nos ensinos infantil e médio, o número de matrículas no ano de 2008 foi de 8.158. O município conta ainda com uma estrutura formada por cinema, teatro, centro de eventos, agências bancárias, ginásio de esportes, emissoras de rádio AM e FM, redes de Internet, telefonia fixa e móvel, mais 19 estabelecimentos de saúde (14 atendendo o Sistema Único de Saúde – SUS) com 119 leitos para internação (IBGE/2005). 

Aos visitantes, Jacarezinho oferece variadas opções no turismo religioso e ecológico. Para o ecoturista, vale a pena visitar os parques municipais, os rios, o Morro do Cruzeiro, Morro da Telepar e o Horto Florestal. Já para quem busca conhecer mais as construções religiosas locais, há a Capela do Lar São Vicente de Paula, o Jardim e a Capela São Benedito, o Seminário e a Catedral Diocesana, com afrescos do pintor Eugênio de Proença Sigaud. Além dessas, o turista pode apreciar a arquitetura de locais como a rede ferroviária, o Teatro do Conjunto Amadores de Teatro – CAT e o Palácio Episcopal.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Jacarezinho

IPARDES

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...