Publicidade

ARTIGO

Cidade de Itaipulândia

Itaipulândia é uma cidade de 331 Km² na região oeste paranaense, possui aproximadamente 10.413 habitantes (2016) e está distante 618 Km de Curitiba, capital do Paraná. A cidade é um dos municípios lindeiros da Usina Hidrelétrica de Itaipu, já que possui 179,73 Km² de sua área alagada pelas águas do reservatório do local. Por isso, tem como sua principal fonte de arrecadação os royalties recebidos mensalmente da usina para compensar suas áreas alagadas, acumulando desde 1985, época em que começou a receber o benefício, aproximadamente US$ 190 milhões.

Os primeiros registros de colonização de Itaipulândia datam de 1905, quando alguns portos conhecidos como Sol de Maio, Itacorá, Sete de Setembro e Moleda, localizados o Rio Paraná, serviam para escoar a produção de erva-mate e madeira contrabandeadas. A madeira foi o produto mais explorado e exportado na região e, após o período de exploração, iniciou-se uma nova fase na história da região oeste, ou seja, o processo de colonização e povoamento.

A colonização, em um primeiro momento, foi iniciada por gaúchos e catarinenses, principalmente de origem italiana e alemã, que migraram para a região em busca de terras férteis e cultiváveis. A colônia, chamada de Vila Itacorá, prosperou rapidamente e foi alçada à categoria de distrito administrativo de São Miguel do Iguaçu, em 24 de maio de 1966 e instalado em 4 de setembro do mesmo ano. Localizada às margens do Rio Paraná, na rodovia conhecida como “Caminho das Quedas”, já que ligava o município de Guaíra a Foz do Iguaçu, o antigo distrito de Itacorá tinha como base econômica a agricultura e o comércio.

Em 1980, após a formação do reservatório de Itaipu, Itacorá foi totalmente submersa pelas águas do Rio Paraná, fazendo com que as famílias que lá habitavam, após indenizadas, fossem removidas para outros locais na própria região ou, até mesmo, em outros estados e países, como Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. A região de Aparecidinha DOeste, que encontrava-se próxima do antigo distrito submerso, passou a receber boa parte da estrutura pública existente no local, como correio, hospital, banco, cartório, entre outros, além de parte do comércio e da população. Entretanto, a distância de São Miguel do Iguaçu, sede do distrito, provocava isolamento da comunidade e bloqueava seu crescimento.

Diante disso, em 1989 iniciou-se o movimento pró-emancipação do Distrito de Aparecidinha D’Oeste, o que culminou no plebiscito realizado em 10 de novembro de 1991. Aproximadamente 95 da população votou pela emancipação e criação do novo município, idealizado em 19 de março de 1992, mas instalado somente em 1 de janeiro de 1993. Após essa data, com a constatação de que já havia um município brasileiro chamado Aparecidinha do Oeste, muitas pesquisas foram realizadas com a população local para eleger um novo nome para a cidade, escolhendo-se Itaipulândia como forma de homenagear a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Atualmente, devido à proximidade do Lago Itaipu, Itaipulândia apresenta-se como uma região turística, envolvendo a comunidade na atividade e produzindo novas divisas. Alguns de seus principais atrativos são o Terminal Turístico Linha Jacutinga, uma praia artificial com aproximadamente 700 metros que conta com ampla infraestrutura turística, e a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que possui 26 metros de altura e é muito procurada para orações e meditações.

Fonte:

Prefeitura de Itaipulândia

CNM – Confederação Nacional dos Municípios

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...