Publicidade

ARTIGO

Cidade de Irati

A cidade de Irati está situada na região Centro-sul do Estado do Paraná. Seu nome teve origem na localidade onde hoje se encontra a Vila São João, quando, por volta de 1830, Pacífico de Souza Borges e Cipriano Francisco Ferraz, dois vizinhos moradores das terras do atual município de Teixeira Soares, ali chegaram e encontraram uma colmeia. Os vizinhos chamaram-na de Irati, pois este era o nome das abelhas encontradas na área.

A terra iratiense, que foi em seu passado distante povoada pelos índios Caigangues, teve seus primeiros povoados na década de 1840, com a chegada de duas bandeiras de Sorocaba: a bandeira de José Domingues da Trindade, que originou o povoado de Bom Retiro, hoje Guamirim, e a bandeira de João Pereira de Jesus, que adentrando ainda mais pelo sertão, fundou o povoado de Pirapó. Com o desenvolvimento marcado pela construção da ferrovia que ligava São Paulo à Rio Grande, e que facilitou o transporte, a comunicação e o comércio, o povoado cresceu e atraiu habitantes de várias nacionalidades como holandeses, ucranianos, poloneses, italianos, portugueses e espanhóis, e de regiões do Brasil, que se estabeleceram na região criando uma fusão de raças e motivando a economia de Irati.

Criado oficialmente em 1907, o município é hoje uma referência de potencial turístico no Estado. Entre seus principais atrativos estão a imagem de Nossa Senhora das Graças, considerada a maior do mundo com seus 22 metros de altura; a Floresta Nacional de Irati; a Caverna do Canhadão; o Morro das Comunicações; o Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha; o Centro de Tradições Willy Laars, criado para a prática de atividades campeiras de competição; o Kartódromo Ildefonso Zanetti; suas cachoeiras e praças. Além disso, a cidade conta com uma rica arquitetura religiosa que a transforma em um agradável destino turístico.

Abrigando uma população estimada em 60 mil habitantes e uma extensão de 999 km², Irati possui como principal atividade econômica o setor de serviços, que corresponde a mais da metade da formação do Produto Interno Bruto (PIB) municipal. A agropecuária, responsável por cerca de 16 da formação desse indicador econômico, tem no feijão e no milho suas produções mais importantes. No extrativismo destaca-se a produção de madeira em tora. Já a indústria tem nas indústrias química, madeireira, e de produtos alimentares os seus principais produtos.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Irati

Governo do Estado do Paraná

IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

by The Cities

Mapa

Pesquisar por

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...