Publicidade

ARTIGO

Cidade de Indianópolis

A Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, iniciou em maio de 1955, o loteamento da região, onde hoje localiza-se o município de Indianópolis. Logo começaram a surgir os primeiros povoadores, que contribuíram para a criação e desenvolvimento da cidade. Através da Lei Estadual nº 5496/67, de fevereiro de 1967, criou-se o município, que foi desmembrado de Rondon. Mas a instalação da Prefeitura só ocorreu em dezembro de 1968, quando tomou posse o primeiro prefeito eleito, o Sr. Waldemar Trevisan.

A origem do nome Indianópolis deve-se à junção de duas palavras: “pólis” do grego, que significa cidade e “indiana”, uma homenagem aos índios que viviam na localidade, no início de sua colonização. A cidade está situada no noroeste do Estado do Paraná, distante a 530 Km da capital Curitiba. Possui um clima subtropical úmido, com verões quentes e chuvosos e uma temperatura média anual de 22°C. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada para o ano de 2016 foi de 4.493 habitantes, distribuídos em uma área de 122 Km².

Quanto aos seus aspectos econômicos, durante um bom tempo, a atividade predominante era a cafeicultura, que aos poucos foi sendo substituída pela pecuária e pelo cultivo da cana-de-açúcar, o que ocasionou a expulsão de muitos agricultores da zona rural, gerando um êxodo rural e a consequente redução da população, que em 1970 chegava a 12.150 habitantes, passando para os atuais 4.250 habitantes. O baixo preço do café e o surgimento de pragas contribuíram para a inviabilização e falência dessa atividade agrícola.

Atualmente, o município destaca-se no plantio da soja, cana-de-açúcar, avicultura, suinocultura, bovinocultura e, em menor escala, persiste o cultivo do café. No setor industrial, Indianópolis conta com cerca de 16 indústrias, em diferentes ramos, como a fabricação de tijolos, fábricas de roupas, metalurgia, serrarias, fábrica de ração para aves, dentre outras. O comércio é bem diversificado, com agências bancárias, lojas de móveis e eletrodomésticos, além de farmácias, mercados.

O catolicismo é a religião predominante na cidade. Na Paróquia de Santo Antônio, todos os anos no mês de junho, no dia do padroeiro, realiza-se uma grande festa, com missa, procissão, muita comida e shows musicais, além de bandas e cantores que animam o festejo. Outro evento que se tornou uma tradição é a festa do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que ocorre todos os anos, sem data fixa.

Ao visitante há a opção do chamado Turismo no espaço rural, pois a região possui pequenas propriedades agrícolas, onde é possível comprar produtos “ in natura” e beneficiados diretamente com o produtor, além da oferta de serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento. Indianópolis conta também com recursos naturais que proporcionam atividades relacionadas ao ecoturismo, pois existem inúmeras nascentes, cachoeiras e uma área de floresta nativa, que pertence à Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, com aproximadamente 208 hectares.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Indianópolis

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...