Publicidade

ARTIGO

Meio Ambiente de Curitiba

Com cerca de 435 km² de extensão, Curitiba possui aproximadamente 80 milhões de m² de área verde, o que a torna um grande destaque nacional em relação ao meio ambiente. Os diversos bosques e parques curitibanos proporcionam cerca de 50 m² de área verde por habitante, muito acima da média exigida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 12 m² por habitante.

A capital paranaense possui um relevo levemente ondulado e está localizada no primeiro planalto do Paraná. Com um clima subtropical e úmido, o município apresenta invernos com geadas intensas e verões com temperaturas amenas. Durante o ano inteiro é comum a presença de chuvas na cidade, principalmente nos meses quentes como dezembro, janeiro e fevereiro.

Desde da década de 1980, o município monitora a sua qualidade do ar, através de estações implantadas em alguns bairros, que avaliam constantemente a poluição atmosférica da cidade. Dessa forma, conforme uma pesquisa realizada em 2008 pelo Instituto Ambiental do Paraná - IAP, a qualidade do ar da capital paranaense é classificada como boa e regular. Entre os componentes analisados para a realização da pesquisa estão a fumaça, as partículas inaláveis, o dióxido de enxofre (SO2), o monóxido de carbono (CO), o ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2) e as partículas totais em suspensão.

A cidade possui ainda recursos hídricos que ajudam no abastecimento da população local, como rios, bacias e aquíferos. Entre eles estão o rio Belém e o Iguaçu; a bacia hidrográfica do rio Palmital, Passaúna e do Alto Iguaçu; e os aquíferos Guabirotuba e Embasamento Cristalino.

Curitiba apresenta uma grande biodiversidade em seu território, que pode ser observada em diferentes pontos da cidade. Atualmente, a capital paranaense possui cerca de trinta espaços ambientais preservados, sendo que alguns desses já são considerados unidades de conservação municipal e estão distribuídos em treze bosques, dezesseis parques e um Jardim Botânico. Entre os bosques estão o Boa Vista ou Dr. Martim Lutero, João Paulo II, Capão da Imbuia, Dr. João Carlos Hartley Gutierrez, Reinhard Maack, Portugal, Fazendinha, Zaninelli ou Universidade do Meio do Ambiente, Alemão, Trabalhador, Italiano, São Nicolau e Pilarzinho. Já entre os parques estão o Barreirinha, Barigui, São Lourenço, Iguaçu, Iberê de Mattos, Pedreiras, Passaúna, Passeio Público, Tropeiros, Diadema, Caiuá, Tingui, Tanguá, Nascentes do Belém, Linear Cajuru e Atuba. Através desses espaços verdes é possível encontrar espécies animais, como a gralha-azul, sabiá, gambá, quero-quero, bem-te-vi, cutia e joão-de-barro.

O Jardim Botânico também é considerado um parque de Curitiba, porém apresenta um destaque maior em relação aos demais devido à sua área arbórea típica da flora regional, onde é possível encontrar remanescentes de Floresta de Araucária, e ao seu Museu Botânico, que possui uma carpoteca (coleção de frutos), uma xiloteca (coleção de madeiras) e o quarto maior herbário do país.

Além da preservação e conservação da vegetação urbana, a cidade também investe em projetos ecológicos e na educação ambiental. Constantemente, o município elabora e aplica programas que visam a melhoria do seu espaço urbano. Entre as ações que já vêm sendo utilizadas estão a coleta seletiva de lixo (orgânico e inorgânico), incentivo a reciclagem de materiais sólidos, programas de educação ambiental comunitária e no ensino formal, e o tratamento dos lençóis freáticos, localizados próximo aos cemitérios da cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Secretaria Municipal do Meio Ambiente

IAP – Instituto Ambiental do Paraná

IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

SANEPAR – Companhia de Abastecimento do Paraná

Portal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná

by The Cities

Pesquisar por

ARTIGOS RELACIONADOS

Áreas Verdes

A manutenção da cobertura florestal em Curitiba tem sido uma preocupação da gestão pública desde a década de 70. Desde então, a ...

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...