Publicidade

ARTIGO

Cidade de Cianorte

A cidade de Cianorte, no Paraná, possui cerca de 78 mil habitantes e está localizada na região noroeste do Estado, a 510 km de distância da capital paranaense. Com clima úmido, o município possui aproximadamente 811 km² de extensão e é nacionalmente conhecido como a Capital do Vestuário, devido à enorme quantidade de lojas e fábricas de roupas existentes em seu território.

Fundada em 1953, Cianorte foi criada e colonizada a partir da chegada da Companhia de Terras do Norte do Paraná, instituição responsável pela fundação de diversos municípios da região norte do Estado. Logo após a sua criação, a empresa colonizadora iniciou o loteamento das terras recém-fundadas. Com isso, muitos brasileiros e imigrantes se estabeleceram no território atraídos pelo baixo valor dos terrenos e pelo solo fértil, próprio para a cafeicultura, principal atividade econômica daquela época. Dessa forma, devido ao rápido desenvolvimento do povoado, esse foi elevado à categoria de distrito e, em 1955, recebeu a sua autonomia e o título de cidade de Cianorte, em homenagem a companhia colonizadora do norte paranaense.

Durante anos, Cianorte sobreviveu basicamente do plantio de café, porém, no final da década de 1970, muitos cafezais foram destruídos devido à uma forte geada e à decadência do valor econômico do café. Assim, a cidade passou a apostar em outras fontes de renda para a população, investindo na industrialização de vestuários. Logo, máquinas e materiais de costura foram comprados e foram disponibilizados diversos cursos da área para seus moradores, que abandonaram a produção agrícola para se dedicar a confecção de roupas.

Atualmente, com aproximadamente 1.050 fábricas e 600 lojas, Cianorte tornou-se o maior polo industrial em vestuários do Brasil. Além disso, a sua economia também conta com a indústria alimentícia, de calçados, de couro e de peles. Em menor escala, a agropecuária ainda faz parte do setor econômico da cidade através da produção bovina, de aves e de mandioca.

No setor turístico, Cianorte possui muitos atrativos culturais, com destaque para o Santuário Eucarístico Diocesano Nossa Senhora de Fátima, a Colina de São Francisco, a Casa da Memória e a Igreja Sagrada Família. A cidade promove ainda eventos que atraem visitantes de diversas localidades do Estado e do Brasil, como a Feira de Exposição do Vestuário (EXPOVEST), um dos maiores eventos atacadista do sul do país, que é organizada duas vezes por ano, uma no outono e outra na primavera.

Fonte:

FERREIRA. João Carlos V. Municípios paranaenses – Origens e Significados de seus nomes. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, 2005.

Prefeitura Municipal de Cianorte

CNM - Confederação Nacional dos Municípios

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...