Publicidade

ARTIGO

Cidade de Alto Paraná

Alto Paraná é uma cidade que está localizada na região Noroeste do Estado do Paraná e que foi um dos muitos povoamentos criados pela Imobiliária Ypiranga, empresa do grupo de Boralli & Held. Na década de 1940, a Imobiliária adquiriu aproximadamente 150 mil alqueires da Companhia de Terras do Norte do Paraná, e comercializou diversos lotes de terras para colonizadores vindos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aliás, ficou sob a responsabilidade da Ypiranga a construção de toda infraestrutura básica para os novos moradores, como hospital, poços semi artesianos, ruas, igrejas, dentre outros.

Apesar do investimento inicial no cultivo do café, a indústria madeireira e o comércio também se desenvolveram satisfatoriamente até ser afetada pelas geadas ocorridas entre os anos de 1955 e 1975 que prejudicaram muitas lavouras, levando muitos habitantes a deixarem Alto Paraná em busca de melhores oportunidades em outras localidades. Para os que ficaram, a opção foi a criação de bicho-da-seda e, posteriormente, as plantações de cana-de-açúcar, laranjas e mandiocas. Em 19 de agosto de 1953, Alto Paraná, antigo distrito do município de Nova Esperança, conquistou sua emancipação através da lei estadual nº. 1.190.

Com uma extensão territorial de 407 km², a população alto-paranaense está estimada em 13.435 habitantes, sendo que a cidade está a aproximadamente 401 km de Curitiba. Seu clima é classificado como subtropical úmido mesotérmico, com verões de temperaturas médias superiores a 22°C, e invernos de temperaturas inferiores a 18°C. Na economia, o setor de serviços é o de maior participação na formação do Produto Interno Bruto (PIB) municipal, com 53. Em seguida aparece o setor agropecuário, voltado ainda à mandioca, sericicultura e criação de bois e, por fim, as indústrias madeireira, de borracha e moveleira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2007, o PIB per capita do município foi calculado em R$ 6,6 mil.

Visando atrair turistas para Alto Paraná, foi criado um prato típico para a localidade, o Cupim Noroeste. Elaborado por Amauri Jacob, o prato recebeu esse nome devido aos ingredientes serem produtos da região e, após uma degustação coletiva, a receita foi aprovada por mais de 92 das pessoas que a experimentaram. Com o prato escolhido, foi promovida a Festa do Cupim Noroeste, realizada no mês de novembro.

Além desse evento gastronômico, são realizadas festas de cunho religioso como a festa em homenagem a Nossa Senhora da Rosa Mística, com uma procissão até o Santuário Santo Antônio de Pádua; e a festa em homenagem a esse santo, padroeiro do município, realizada no mês de junho. Em maio, mês de instalação de Alto Paraná, há um grande evento em comemoração ao aniversário da cidade com desfile, concurso de miss e almoço, onde o Cupim Noroeste é servido ao público.

 

Fonte:

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

CNM – Confederação Nacional de Municípios

Portal PARANACIDADE

SEEC – Secretaria Estadual da Cultura do Paraná. Projeto

Paraná da Gente

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...