Publicidade

ARTIGO

Cidade de Várzea Grande

A extensão territorial de Várzea Grande é de 1.048 Km2, e a cidade está localizada na micro-região de Cuiabá, no estado de Mato Grosso. Seu território faz limites com as cidades de Cuiabá, Acorizal, Jangada, Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento, e fica situada no relevo da baixada do Rio Paraguai e calha do Rio Cuiabá. O clima é tropical continental tipo quente sub-úmido, o solo é predominantemente de argila avermelhada, principalmente na faixa marginal do Rio Cuiabá, e a vegetação é composta por cerrado, capoeira e mata ciliar.

A cidade é a segunda mais populosa do estado, possuindo 271.339 habitantes (2016). Sua economia é predominantemente comercial e industrial, sendo sua agricultura de subsistência. Através de incentivos fiscais e doações de terras, algumas indústrias instalaram-se na região, constituindo com a capital o principal polo industrial do estado. O transporte público é feito por ônibus coletivos, táxis e moto-táxis. A cidade conta também com um modernizado aeroporto, que recebeu cerca de 900.000 passageiros, em 2006.

A fundação de Várzea Grande aconteceu depois das ações empreendidas pelo governo provincial em função da Guerra do Paraguai. Em 1867, em plena guerra, o presidente da província de Mato Grosso, Couto de Magalhães, ordenou a prisão de todos os paraguaios encontrados em Cuiabá e cercanias, criando o acampamento militar na outra margem do rio, para onde os enviou. Essa região era ocupada pelos índios Guanás e por alguns poucos e pobres lavradores.

O local servia de passagem e pouso para as tropas de boiadeiros que vinham de Poconé e Nossa Senhora do Livramento. Por causa da habilidade dos paraguaios no corte e secagem da carne e no curtume de couro, o pequeno povoado passou a abrigar a matança de bois e transformou-se em fornecedor de mercadorias para a capital. Posteriormente, começou a agricultura nos capões pequenos unindo brasileiros e paraguaios ao mesmo trabalho.

Após a proclamação da República, Várzea Grande iniciou sua participação na vida política e partidária do estado, envolvendo-se nas disputas travadas, na última década do século XIX, entre o coronel Generoso Ponce, os Murtinho, os Paes de Barros e os Corrêa da Costa. Em 1942, no governo do interventor Júlio Müller, foi inaugurada a primeira ponte unindo Cuiabá e Várzea Grande, o que aumentou significativamente seu comércio com a capital, fornecendo-lhe carne, suínos, galináceos, leite e derivados, lenha, carvão, chinelos, material de construção, cereais e peixes. O desenvolvimento da cidade foi ainda impulsionado pela instalação da luz elétrica, em 1945.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Várzea Grande

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...