Publicidade

ARTIGO

Cidade de Três Lagoas

Considerada atualmente como o maior polo econômico do estado do Mato Grosso do Sul, o município de Três Lagoas foi criado em 1915 e fundado por Antônio Trajano dos Santos. Onde fica a cidade hoje, vivia a tribo indígena dos Ofaié que foi obrigada a se mudar para outra localidade. Com a chegada dos Bandeirantes paulistas, que visavam a expansão dos campos de pecuária do vale do Rio São Francisco, a cidade foi crescendo.

Durante a ditadura militar, o município de Três Lagoas foi considerado "área de Segurança Nacional", assim, seus prefeitos não eram eleitos por voto popular, eram indicados pelo Governo Federal. Os três-lagoenses somente voltaram a eleger seus representantes em 1985, e em 15 de junho comemora-se a sua emancipação política.

A topografia local deu o nome ao município, pois ali se localizam as três lagoas, situadas no perímetro suburbano da cidade. Com 10.206 Km2 de extensão, Três Lagoas fica próxima a divisa com o estado de São Paulo, no entroncamento de importantes rotas de transporte como rodovias, hidrovias e ferrovias, e conta com um aeroporto municipal que atende aeronaves de pequeno e médio portes. Com uma localização estratégia e devido a esse completo sistema de transporte, a produção industrial e agrícola é facilmente transportada aos centros de consumo e exportação.

Três Lagoas é auto-suficiente no setor energético, recebendo energia da Hidroelétrica de Jupiá, que produz 1 milhão e 560 mil kw, e da Termelétrica movida por gás natural que tem o potencial de gerar 480 Mw. O município está em processo de industrialização modificando seu perfil econômico, que antes era somente baseado no setor agropecuário em função da qualidade de seu rebanho e na fertilidade de suas terras, que continua forte.

Com 115.561 habitantes em 2016, a cidade possui um índice populacional crescente, isso devido a ampliação do parque industrial, considerado o maior do estado, gerando milhares de empregos. Das empresas instaladas destacam-se duas gigantes do ramo de papel e celulose, a Votorantim e a International Paper, que juntas geram milhares de empregos diretos.

A cidade possui boa infraestrutura na área da saúde, contando com postos, hospitais, maternidades, Centro de Especialidades Médicas, Clínica da Mulher, Centro de Saúde do Trabalhador e Clínica de Pequenas Cirurgias. No setor de segurança há unidades da polícia militar, civil, Corpo de Bombeiros e Centros de Atendimento Especializado ao Cidadão.

Na área da educação, a cidade possui instituições de ensino público, particular e superior, essas divididas em Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS, (campus Três Lagoas) que possui duas unidades na cidade e as Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS. Devido a boa qualidade educacional, Três Lagoas é um importante centro de produção de conhecimento.

O lazer e o turismo são grandes atrativos de Três Lagoas. O Balneário Municipal, localizado à margem do Rio Sucuriú, é um dos lugares de lazer mais procurado pelos três-lagoenses. Possui uma estrutura que inclui quadra poliesportiva, quadra de tênis, vôlei de areia, futebol de areia, quiosques com churrasqueiras, lanchonete, play ground, sanitários, praça de eventos, chuveiros, torre de Guarda Vidas, praia com iluminação, poço artesiano, estação de tratamento de esgoto e bicicletário.

A Lagoa Maior ou Terceira Lagoa, cartão postal da cidade, é o nome dado à principal das três lagoas urbanas que nomeiam o município e fazem parte do Projeto Circuito das Lagoas. A região também possui especial vocação para esportes aquáticos, sediando pela segunda vez, no ano de 2006, o Brasil Open de Jet Ski.

Apresentada ao Brasil através de eventos internacionais de turismo e devido aos investimentos realizados, Três Lagoas recebeu o Prêmio Top Turismo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB, com o projeto de criação dos Roteiros Turísticos da Costa Leste.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Portal online do IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...