Publicidade

ARTIGO

Cidade de Jateí

O município de Jateí está localizado no Estado do Mato Grosso do Sul. Com uma população de 4.031 habitantes (2016), sua área ocupa 1.927 Km² de extensão e está inserida na Bacia do Rio Paraná. Seus principais rios são o Rio Verde, Rio Guiraí, Rio Ivinhema e Rio Curupaí. A localidade não está dividida por bairros, e por isso são utilizados pontos de referências como escolas, prefeitura e alguns lugares como “as casinhas” para se localizar. Nas suas estradas rurais há uma concentração relativamente grande de pessoas que em geral moram em minifúndios e desenvolvem a agricultura familiar.

As terras de Jateí eram originalmente ocupadas pelos índios Terenas e Kaiwas, e depois da Guerra do Paraguai soldados e escravos permaneceram na região iniciando, dessa forma, a ocupação lenta. O nome Jateí deriva de Jataí, que está relacionada a uma espécie de abelha silvestre da qual o mel é muito apreciado.

A cidade encontrava-se em 1943 inserida na região da grande Dourados, onde primeiro se implementou um projeto de Reforma Agrária, criado no Governo de Getúlio Vargas. Dessa forma, em 1954, Jateí teve seu início, com a chegada dos primeiros colonos. No entanto, a colonização só pode ser efetivada quando os colonos cruzaram o rio Dourados, invadindo uma área que não fazia parte do projeto original. Somente em 1956 é que realmente a região foi colonizada, nas terras que se encontravam fora dos limites do projeto de Reforma Agrária. O município emancipou- se somente em 11 de novembro de 1963.

Na década de 1950, parte da população estava envolvida com a agricultura de subsistência e a outra parte se dedicava à pecuária. Nas décadas de 1960 e 1980 as culturas que se destacavam eram o algodão, café e mandioca. Atualmente a pecuária é forte no município, que é um dos grandes produtores de porcos, galinhas e gado com alta produtividade de leite.

O município possui um hospital e um Centro de Saúde. No hospital são realizados procedimentos cirúrgicos de pequeno porte, como cirurgias ginecológicas e de hérnias, além de realização de pontos (suturas). Em caso de emergências a prefeitura disponibiliza um transporte para centros maiores como o de Dourados.

Jateí também conta com alguns projetos mantidos pela Prefeitura, como por exemplo o Sítio Escola. Nele há uma trilha ecológica que é visitada por alunos do município e das cidades vizinhas. Sua área abrange 30 hectares onde são ministrados cursos na área ambiental e desenvolvidos trabalhos que ajudam na recuperação de áreas degradadas.

Quanto ao turismo, um atrativo muito importante é a cachoeira do Rio Verde, que faz parte do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e é visitada por muitos turistas. Outro atrativo são as festas, comemoradas ao longo do ano, como a Festa do Milho ou a Festa da Fogueira que é comemorada em 29 de junho e tem como padroeiro São Pedro. Essa festa é realizada no Parque da Fogueira, com infraestrutura de lazer para receber todos os visitantes.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Jateí

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...