Publicidade

ARTIGO

Estado do Mato Grosso do Sul

O estado do Mato Grosso do Sul foi criado em 1997, a partir da divisão do Mato Grosso, e completou trinta anos em 2007. Localizado na região centro-oeste do Brasil, juntamente com o estado de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, faz divisa com cinco estados: Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Goiás e fronteira ao sul com o Paraguai e a Bolívia. O estado é banhado pelos rios Paraná e Paraguai e seus afluentes, e possui uma vegetação característica do cerrado, possuindo uma área total de 357.124 km² e população de 2.360.498 habitantes, segundo dados do IBGE de 2009, apresenta baixa taxa de densidade demográfica, com menos de 6 habitantes por km². Nas 6 principais cidades do estado: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã e Aquidauana está concentrada 54% da população do Mato Grosso do Sul.

Por conta de sua localização, o Mato Grosso do Sul recebeu forte influência de países vizinhos como o Paraguai, a Bolívia e a Argentina, e desse contato resultou, para os sul-mato-grossenses, a absorção de certos traços culturais das regiões vizinhas, sobretudo nas áreas de fronteira. O sotaque com a influência do castelhano, os ritmos musicais como a guarânia, típica do Paraguai, são alguns exemplos dessa influência.

O Estado se destaca no setor agropecuário, mas busca criar condições necessárias para a implementação de um parque industrial, sobretudo, visando a produção primária. Nesse sentido, a construção do gasoduto Brasil- Bolívia é tida como estratégia que possibilita a instalação de várias indústrias na região. O Mato Grosso do Sul vem estimulando a agricultura no cultivo de soja, algodão e trigo, e também se destaca como um dos principais criadores de gado de corte, suínos e aves do país.

A capital Campo Grande, localizada no centro do estado, se tornou uma cidade estratégica, atraindo investimentos de infraestrura, como a construção das primeiras estradas na região , o que contribui para o desenvolvimento do estado como um todo. Ela concentra, ainda, boa parte das empresas comerciais do estado. Com uma população girando em torno dos 750 mil habitantes, pode-se encontrar descendestes de espanhóis, italianos, portugueses, japoneses, sírios-libaneses, armênios, paraguaios e bolivianos. A oportunidade de melhoria de vida também atraiu brasileiros de outros estados do Brasil como, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A cidade foi planejada com ruas e avenidas largas, possuindo uma vasta área verde. Ainda hoje, guarda profunda relação com a cultura indígena e suas raízes históricas, e por conta de sua terra roxa ou avermelhada ficou conhecida, também, como Cidade Morena.

O clima predominante no estado do Mato grosso do Sul é subtropical no extremo sul, tropical de altitude no centro e leste e tropical no norte e oeste. A temporada de chuvas é bem definida, acontecendo no período de outubro a março e cessando entre abril e setembro, quando o clima fica bastante seco. No período das chuvas a planície pantaneira fica coberta pelas águas, é quando os barcos tornam-se os principais meios de transporte da região, aproveitando o sistema hidroviário formado pelo Rio Paraguai e rios como o Miranda, Jauru e o Coxim.

O Pantanal é uma das maiores planícies de sedimentação do mundo, com aproximadamente 140km² e 65% do seu território no estado do Mato Grosso do Sul. Com uma fauna e flora exuberante, faz parte de quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica que se estende até a região da Serra da Bodoquena. Foi reconhecido pela Unesco, no ano 2000, como Reserva da Biosfera, por ser uma das mais belas e diversificadas reservas naturais da Terra. Há uma crescente preocupação com o meio ambiente, pois problemas advindos da exploração do turismo ecológico e da ocupação predatória da região fizeram com que o governo, sobretudo na esfera federal, começasse a investir em programas para a preservação dessa região.

Outro destaque da região, que não se pode deixar de conhecer, é Bonito e Serra da Bodoquena. As atividades em Bonito são das mais variadas como as caminhadas, o ciclismo, o rafting, a flutuação com snorkel rio abaixo, o rapel, as cavalgadas, o arvorismo e o espeleoturismo, além das trilhas para se apreciar a natureza. Pode-se elencar mais de 30 programas e circuitos turísticos disponíveis que contam com visitas monitoradas, sendo a maioria em áreas privadas e algumas em reservas naturais. A hospedagem é bem diversificada, contempla desde o mochileiro até os turistas que preferem o conforto dos resorts. Bonito com sua beleza natural e com a ênfase dos guias de turismo que realizam um trabalho de passar ao turista o respeito que devem ter a essa natureza tão generosa, fazem da região um exemplo e referência à prática do ecoturismo.

A Serra da Bodoquena, localizada no centro-sul do estado, não é exatamente uma serra, mas um planalto com escarpa voltada para o Pantanal. O contínuo trabalho de erosão, ao longo de centenas de milhões de anos, deram a forma atual do planalto onde se situa o município de Bonito. A paisagem com imensas cavernas e rios de águas cristalinas chamam a atenção do visitante. Dentre as grutas que existem se destaca a Gruta do Lago Azul que possui no fundo um lago subterrâneo com mais de 50m de profundidade, com coloração de um intenso azul, pela incidência dos raios solares que penetram por sua grande entrada.

Fonte: Portal online do estado do Mato Grosso do Sul.

Portal online da Prefeitura de Campo Grande.

Portal online do Ministério do Turismo.

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...