Publicidade

ARTIGO

Imigração no Brasil

Embora a vinda dos portugueses para o Brasil possa ser considerada um dos primeiros fluxos imigratórios recebidos no país, pode-se dizer que o movimento mais representativo foi o que aconteceu no século XIX com a independência do Brasil e com o fim da escravidão. Nesse período foi necessário atrair uma nova mão de obra para o país. Esse processo foi beneficiado pelos conflitos existentes na Europa e pelas perspectivas de progresso que estavam sendo divulgadas sobre o país.

Ao contrário dos negros que vieram para o Brasil obrigados e para trabalhar em regime de escravidão, os imigrantes (em sua maioria europeus) tiveram propostas como o recebimento de pequenas propriedades localizadas principalmente na região sul. Sob essas condições os primeiros imigrantes que se estabelecerem no Brasil foram alemães e italianos, que se fixaram na região dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em 1880 houve a aceleração do processo imigratório, pois aumentava a necessidade de mão de obra devido às lavouras de café que estavam em pleno crescimento em São Paulo. Assim, não estavam mais sendo oferecidas pequenas propriedades, mas emprego numa época de dificuldades. As camadas menos favorecidas que queriam vir ao Brasil tinham suas passagens subsidiadas.

Entre os principais povos que imigraram para o Brasil e contribuíram para a construção dessa nação estão espanhóis, portugueses, italianos, judeus, japoneses, alemães, sírios e libaneses, com destaque para os japoneses que formaram no Brasil a maior população japonesa fora o país de origem.

As tarefas concedidas aos imigrantes foram desde o trabalho braçal nas lavouras até o operariado no recente processo de industrialização que vinha sendo implantado no país. Com a crise do café a imigração perdeu força sendo substituída pelos movimentos internos (migração) em que foram atraídas pessoas de dentro do país (Nordeste e Minas Gerais) para suprir a demanda de algumas regiões como o Sudeste e o Sul.

A partir de 1940, houve uma queda considerável no número de imigrantes, em contrapartida aumentou a diversidade de etnias que chegavam ao país como é o caso de pessoas vindas de países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, que buscaram o Brasil tanto por razões políticas quanto profissionais.

Fonte: Texto adaptado do portal online do Ministério das Relações Exteriores.

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil Imperial

O período do Império, também chamado de Monarquia, teve início com a independência do Brasil em 1822 e vigorou até 1889 com a proclamação ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...