Publicidade

ARTIGO

História do Brasil

Brasil, país assim nomeado devido a uma espécie de árvore existente em seu território (pau-brasil), inicialmente foi chamado de Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz. Sua descoberta oficial data de 22 de abril de 1500 quando a comitiva do português Pedro Álvares Cabral acabou por desembarcar em seu território, tido como desconhecido.

Nesse solo, hoje Ilha de Vera Cruz, na cidade baiana de Porto Seguro, os portugueses encontraram um povo habitando a região, a quem chamaram de índio. O documento que relata esse primeiro contato e marca a chegada dos lusos no Brasil é a carta de Pero Vaz de Caminha, que descreve com detalhes suas impressões sobre o território brasileiro.

Nessa nova terra onde, segundo a carta de Caminha “em se plantando tudo dá”, a primeira atividade exercida foi a extração do pau-brasil, feita com mão de obra indígena “paga” com mercadoria, o chamado escambo. Nos anos seguintes, o interesse de outros países no novo território fez com que o rei de Portugal implantasse a colonização, efetuada por volta de 1530, a partir da expedição organizada por Martim Afonso de Sousa.

Essa colonização foi realizada dividindo o território brasileiro em várias faixas de terras, denominadas Capitanias Hereditárias. Cada uma dessas capitanias era comandada por um donatário, que poderia explorar os recursos da terra devendo, no entanto, protegê-la de invasões e instituir o cultivo da cana de açúcar, outro importante produto do Brasil colônia.

O sistema de Capitanias Hereditárias, no entanto, era ineficiente e, por isso, o rei instituiu o Governo Geral, tendo como primeira capital Salvador, atual capital da Bahia. Nessa nova administração, na qual Tomé de Souza foi o primeiro governador, foram criadas Câmaras Municipais, compostas por ricos proprietários de terras, que definiam o rumo político das vilas e cidades.

O tempo passou e, após o período de colonização, foi implantado o Império, iniciado com a proclamação da independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. Nessa época o Brasil teve dois imperadores (D. Pedro I e D. Pedro II) e passou por vários conflitos e acontecimentos históricos, como a Guerra do Paraguai, revoltas internas, abolição da escravatura, entre tantos outros.

Em 15 de novembro de 1889, no governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca, foi proclamada a República, e o Marechal tornou-se o primeiro presidente do país. A partir de então, o modelo de governo dividiu-se historicamente em República Velha, (do ato da Proclamação até a Era Vargas, em 1930), a Era Vargas (1930 – 1945), República Populista (1945 – 1964), Regime Militar (1964 – 1985), e Nova República, momento em que ainda vivemos e fazemos a história.

Fonte: Portal online do Governo do Brasil

FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Editora da

Universidade de São Paulo, 2002.

by The Cities

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...