Publicidade

ARTIGO

Programas Educacionais no Brasil

O Brasil tem vários programas na educação básica e superior com a intenção de melhorar cada vez mais o ensino e a qualidade da educação.

Na educação básica, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) é o responsável pelo aumento do repasse de recursos federais à educação, criando condições das escolas aplicarem o dinheiro conforme a necessidade.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações da qualidade do ensino oferecido a partir de testes e questionários socioeconômicos direcionados a alunos, pais e professores. Essas avaliações servem de instrumento para o governo e para os gestores da educação nas escolas diagnosticarem os problemas no ensino e melhorarem a educação.

Alguns programas educacionais têm a intenção de ampliar as matrículas e o acesso à educação. É o caso do Brasil Alfabetizado, que amplia a oferta de vagas na educação de jovens e adultos em todo o Brasil. Programas de merenda e transporte escolar recebem repasse federal para auxilar no acesso e permanência dos educandos nas escolas, combatendo a evasão escolar.

No Ensino Médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia o desempenho do educando ao fim da educação básica, além de permitir a entrada na educação superior em instituições que aceitam a avaliação do ENEM como processo seletivo.

Na educação superior, o governo criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O ENADE avalia alunos recém formados e recém ingressos nos cursos de graduação.

Outro programa federal democratizou a educação superior, o Pro-Uni, Programa Universidade para todos. Criado em 2004, concede bolsas de estudos parciais ou integrais a estudantes de graduação em instituições privadas de educação superior.

Na educação profissional, o governo através das escolas técnicas federais, mantém programas voltados para a formação profissional de jovens e adultos e também premia projetos empreendedores de alunos de escolas públicas de ensino profissional.

Programas federais também são voltados à formação de professores. Alguns são direcionados à educação inclusiva, através da capacitação e elaboração de material para atuação nessa área.

Fonte: Portal Online do MEC (Ministério da Educação).

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Dados sobre a educação no Brasil

Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) organizada pelo IBGE em 2008, na categoria Educação, o total de brasileiros com ...

Educação no Brasil

A educação no Brasil, formada principalmente pela Educação Básica e pelo Ensino Superior, é coordenada pelo Ministério da Educação que, em ...

Instituições de Ensino

As principais instituições de ensino no Brasil, são avaliadas quanto ao desempenho de seus alunos (ENADE), quanto à formação profissional de ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...