Publicidade

ARTIGO

Padre Antônio Vieira

Religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus, Padre Antônio Vieira foi uma das personalidades mais influentes do século XVII. Missionário em terras brasileiras, ele defendeu os direitos humanos dos povos indígenas e judeus e a abolição da escravatura. Além disso, Antônio Vieira criticou severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.

Nascido em Lisboa no ano de 1608 em um lar humilde, Vieira mudou-se para o Brasil em 1618 a fim de acompanhar o pai que assumira um cargo de escrivão em Salvador (BA). Na Bahia, iniciou seus estudos no Colégio dos Jesuítas e aos 15 anos ingressou para a Companhia de Jesus como noviço. Com a invasão holandesa à Salvador, teve sua primeira experiência como missionário, o que fez com que se decidisse a tomar os votos de castidade, pobreza e obediência, abandonando o noviciado.

Vieira estudou teologia, lógica, metafísca, matemática e artes, na qual recebeu o diploma de mestre. Em Olinda, ordenou-se sacerdote, recebendo fama de notável pregador. Foi através dos sermões que veio a sua considerável contribuição para a literatura barroca brasileira e portuguesa.

Após ter suas ideias derrotadas na segunda invasão holandesa ao Nordeste, Vieira regressa a Lisboa iniciando uma carreira diplomática. Em sua missão realizou muitos feitos para Portugal, mas como suas pregações em favor dos judeus eram rejeitadas pelos portugueses, voltou ao Brasil para defender a liberdade dos índios.

A migração entre Brasil e Portugal se tornou rotina e, em 1654, em uma de suas viagens marítimas ao seu País de origem, Antônio Vieira passa por uma tempestade, tendo o navio atacado por um corsário neerlandês - espécie de embarcação pirata dos países baixos. Após ser despejado com os demais portugueses em uma ilha do arquipélago dos Açores, providencia as necessidades da tripulação, envia um responsável para resgatar o que havia sido tomado e garante a volta de seus companheiros à Lisboa. Vieira permanece pelas ilhas por mais tempo pregando seus sermões, e dos Açores volta para Portugal, desta vez, à bordo de um navio inglês.

Novamente em Portugal, entra em conflito com a Inquisição que o acusa de heresia e o expulsa de Lisboa. Desterrado e encarcerado, em 1667 foi condenado a internamento e proibido de pregar. Porém, mais tarde, a pena foi anulada. Sendo assim, seguiu para Roma, encontrou o Papa e deslumbrou a Cúria com seus discursos e sermões. Na sequência, decidiu voltar ao Brasil, onde se dedicou a coligir seus escritos, visando a edição completa em 16 volumes dos seus Sermões.

Padre Antônio Vieria possuía cerca de 500 Cartas que foram publicadas em 3 volumes e difundidas pela Europa, sendo elogiadas até pela Inquisição. Já velho e doente, foi perdendo seus sentidos aos poucos e com o tempo não conseguia mais escrever de próprio punho. Perdeu a voz e em 18 de julho de 1697, com 89 anos, o Padre Antônio Vieira falece, em Salvador (BA).

Após a morte, Antônio Vieira deixou para o mundo não só uma obra complexa que exprime suas opiniões políticas e seus sermões, como também muitas lendas sobre a sua existência. Na literatura, redigiu o Clavis Prophetarum, um livro de profecias que nunca concluiu. Entre seus inúmeros sermões, os mais célebres são o "Sermão da Quinta Dominga da Quaresma", o "Sermão da Sexagésima", o "Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda", o "Sermão do Bom Ladrão", e o "Sermão de Santo Antônio aos Peixes".

Fonte: Portal online Wikipédia

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Bento Teixeira

As datas e locais, bem como as informações dos grandes acontecimentos da vida de Bento Teixeira são confusos e inseguros. Justamente por esse ...

Gregório de Matos

Conhecido por muitos como "Boca do Inferno" ou “Boca de Brasa”, em função de suas poesias satíricas, Gregório de Matos foi um poeta barroco ...

Literatura barroca

Conhecida como a arte do conflito, o Barroco tem como principais características o culto exagerado da obra, o dualismo de ideias na poesia, o ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2021 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2021 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...