Publicidade

ARTIGO

Literatura barroca

Conhecida como a arte do conflito, o Barroco surgiu como uma tentativa de fundir duas características diferentes do pensamento europeu. Porém, a questão do conflito prevaleceu estando presente no culto exagerado da obra, no dualismo de ideias, no culto ao contraste, no dilema entre o prazer e a fé e na linguagem rebuscada dos textos. Por outro lado, o movimento também revelou a busca pela novidade e pela surpresa.

Por ser pautado em conflitos existenciais, o barroco refletia muito as mudanças da sociedade da época. Por esse motivo, essa série de questionamentos ideológicos se refletiu em todas as artes como arquitetura, pintura, música e literatura. Na literatura, repleta de paradoxos, detalhismos e rebuscamentos, temas como a transitoriedade da vida e o sentido da miséria humana se faziam bastante presentes.

No Brasil, a literatura barroca chegou por intermédio dos portugueses quando ainda não existia uma produção cultural significante. Caracterizada por utilizar largamente figuras de linguagem como a metáfora, a antítese, a sintaxe, hipérboles e a sinestesia, a literatura barroca não teve condições de se desenvolver no Brasil. Com seu território praticamente despovoado, a vida da pequena população brasileira se resumia a pequenos núcleos urbanos desprovidos de atividade cultural.

Por esse motivo, as pessoas letradas que viviam próximas se reuniam para conversar e mostrar seus textos. Essas atividades, influenciadas pelos portugueses, eram eventuais e pouco difundidas. Sendo assim, a produção literária barroca no Brasil é tida como informal e de poucos representantes. Dentre eles, merecem destaque Gregório de Matos, que em suas poesias representava a vértice cultista do Barroco, e o padre Antônio Vieira, que nos sermões representava o lado conceptista do movimento. Outro importante escritor da época foi Bento Teixeira, autor do poema “Prosopopéia” (1601) - que apesar de ter pouco valor literário é considerado o marco inicial do Barroco brasileiro.

Fonte: Portal online Wikipédia

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Bento Teixeira

As datas e locais, bem como as informações dos grandes acontecimentos da vida de Bento Teixeira são confusos e inseguros. Justamente por esse ...

Gregório de Matos

Conhecido por muitos como "Boca do Inferno" ou “Boca de Brasa”, em função de suas poesias satíricas, Gregório de Matos foi um poeta barroco ...

Padre Antônio Vieira

Religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus, Padre Antônio Vieira foi uma das personalidades mais influentes do século XVII. ...

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...