Publicidade

ARTIGO

Cidade de Sobral

Inserido no rol das cidades que mais se desenvolveram no Brasil nos últimos 10 anos, o município de Sobral também destaca-se por ser um dos 30 melhores locais para se habitar. Tal característica provém desde sua constituição, mantendo um desenvolvimento acelerado tanto econômico, quanto populacional. Sua origem decorre de fugitivos de invasões ocorridas no litoral, os quais foram instalando-se nos rios da região. Entretanto, foi por volta de 1728 que o vilarejo realmente estabeleceu-se, com a construção da matriz de Nossa Senhora da Conceição. Esse novo núcleo germinando no Ceará obteve um rápida atração e estabelecimento por causa do clima, solo e até o espírito liberal desses moradores.

Sobral, ou “Caiçara”, como era chamado anteriormente, conseguiu sua elevação para categoria de cidade em 1779 e foi denominado de acordo com a origem de um português oriundo do Distrito de Sobral. De tal modo, como a cidade nordestina de Crato, a escolha do nome também revela uma face do ideal colonizador da época. Um exemplo disso foi um dos nomes anteriores da vila, Fidelíssima Cidade Januária de Acaraú, em homenagem à irmã de Dom Pedro II. A denominação definitiva só foi possível em 1842.

Situada no norte do Ceará, a 235 km de Fortaleza, a cidade conserva-se como um referencial de crescimento e a ampla e moderna estrutura do município foi responsável por seu estabelecimento como um centro de convergência no estado. Assim, setores como saúde, educação, lazer, cultura, entre outros, são reconhecidos por sua eficiência na região. Tal evolução deriva-se de 50 anos atrás, quando representava um dos mais importantes polos do Ceará. Já na segunda metade do século XIX, mostrava-se superior até à Fortaleza.

Referencial desde sua origem, Sobral também contém outros destaques muito relevantes. O sistema de comunicações é um deles, um dos melhores do Ceará. As áreas pública e privada de telefonia transmitem qualidade e conectividade, aproximando o município do mundo, porém, o maior diferencial encontra-se na internet grátis.Vale ressaltar ainda outros componentes de seu sistema de comunicações, como as cinco emissoras de rádio AM e três de FM, quatro jornais com periodicidade quinzenal e semanal etc.

Apesar de seu notável crescimento, o município não limita-se aos seus caracteres econômicos. A simples observação de sua arquitetura já demonstra a força da historicidade e cultura sobralense. De tal modo, cinco grandes grupos podem ser destacados: os monumentos em torno da Praça São João; o trecho da Igreja das Dores à Igreja do Rosário; casas em estilo Art Noveau; o caminho do Arco de Nossa Senhora de Fátima até a Praça Dr. José Saboia; e as casas e monumentos isolados, como O Patronato, o Colégio Santana, prédio do Radier etc. Além disso, pode-se citar outros exemplos de valiosas obras, como o mais antigo sobrado do estado, datado em 1814, a Casa da Cultura de Sobral, de 1858, a Igreja da Sé; Igreja dos Pretinhos de Nossa Senhora do Rosário; entre outros.

Seus museus, festas populares e os mais diversos pontos turísticos atestam também o aspecto tradicional e característico de seu povo. O Museu Dom José Tupinambá da Frota, cujo acervo foi coletado por seu homônimo entre os anos de 1916 e 1959, apresenta a personalidade econômica e cultural das famílias nobres da época. Já o Museu do Eclipse, dotado de um apelo mais educacional, pretende divulgar o gosto pela astronomia começando pelas mais tenras gerações. Por fim, com uma exposição mais fina da arte, o Museu MADI abriga obras de valores inestimáveis. As festas populares também são grandes atrativos. O Encontro de Bois e Reisado, o Carnaval de Sobral, o Bloco dos Sujos, a Semana Santa, a Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú - Fenaiva e a Exposição Agropecuária são algumas delas.

A partir disso, é fácil perceber que o município de Sobral é um modelo de crescimento e desenvolvimento para interior do estado. Desde sua constituição, é um polo de infraestrutura e cultura. Assim, visitar o município não limita-se apenas na esfera econômica: é possível conhecer características culturais e históricas não apenas da sua região, como também do povo nordestino.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Sobral

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...