Publicidade

ARTIGO

Cidade de Juazeiro do Norte

Localizada no extremo sul do Ceará, no Vale do Cariri, com a área de 248 km², Juazeiro do Norte é uma das maiores cidades do interior cearense e possui um clima tropical quente semiárido e semiárido brando. Com um território de 377 m de altitude, seu pico mais elevado é a Serra do Horto. Limita-se ao Norte com Caririaçu, ao Sul com Barbalha, a Leste com Missão Velha; e a Oeste com Crato.

Sua formação acompanha todo um passado místico e religioso ainda percebido atualmente, marcando o imaginário do povo nordestino. Tal histórico começa em 1827 quando, constituindo um vilarejo, foi erigida uma capela para Nossa Senhora das Dores – padroeira do lugar. O local escolhido chamava-se Tabuleiro Grande, em frente a um frondoso juazeiro, na estrada real que ligava Crato à Missão Velha. Entretanto, sua elevação para categoria de cidade foi apenas conseguida em 1911, por Padre Cícero.

A denominação da cidade deve-se justamente à árvore, na qual foi edificada sua primeira capela, notável por manter-se verdejante ao rigor das maiores secas. Juazeiro é uma palavra tupi-portuguesa: jua ou iu-à, significando “fruto do espinho” - em virtude da quantidade espinhos que defendem os ramos da árvore, mais o sufixo “eiro”. A homenagem a tal frondosa árvore, na qual a capela de Nossa Senhora foi edificada, demonstra essa ligação de crença e tradição juazeirense. Desse modo, visitar o município é uma oportunidade de contato com as características religiosas e culturais arraigadas na cultura do norte do Brasil.

Entretanto, não apenas na formação de Juazeiro do Norte encontra-se a marca da crença do povo nordestino. Afinal, mesmo depois da construção e organização da cidade, em 1889, um evento contado por gerações atrai romeiros de todo país: o milagre de Padre Cícero. Segundo a tradição, ao oferecer uma hóstia para a beata Maria de Araújo, o padre viu-se impedido pela transformação contínua do elemento sagrado em sangue. O fenômeno repetiu-se diversas vezes, e durante anos o povo crédulo acreditava tratar-se de um novo derramamento do sangue de Jesus. A notícia espalhou-se rapidamente. Desde de tal situação, a cidade é um destino conhecido por romarias de todo país.

Com uma população de 268.248 habitantes (2016), em sua maioria urbana, o povoamento do município é bastante heterogêneo. Isto deve-se à existência de praticamente pessoas de todos os estados nordestinos. Assim, ainda é perceptível o contingente místico em sua constituição, provocada pela residência de rameiros atraídos pela fama de Padre Cícero. A consequência de tal movimentação é a redução de nativos em metade da população. Outra característica do local é a profusão de nomes “Cícero” e “Cícera” influenciados pela crença popular.

Apesar do forte apelo religioso na economia, por meio do turismo, a cidade também destaca-se por outros setores muito importantes. Revela-se como a primeira cidade a sediar um shopping center ( Cariri Shopping), uma rádio FM ( rádio Transcariri) e também uma estação de televisão ( TV Verde Vale Canal 13). Seu parque industrial conta com indústrias de sandálias de plástico e couro, bebidas, refrigerantes, alimentos, alumínio, confecções, móveis, joias, laticínios, entre outras. E, também, vale ressaltar o artesanato da região, considerado um dos mais ricos do país.

No entanto, a fama e o grande avanço do município não encontram-se apenas nos elementos religiosos, no setor de comunicações ou em seu comércio, também é possível perceber a força do sistema de ensino oferecido pela região. Juazeiro é um grande polo de ensino superior, com mais de 40 cursos universitários em funcionamento. Além disso, possui três grandes centros culturais onde são desenvolvidas atividades de teatro, cinema, dança e folclore.

Por causa de tais atrações culturais, históricas e religiosas, além de muitas outras oferecidas pela cidade, Juazeiro do Norte é visitada por rameiros e turistas do Brasil e exterior – numa média anual superior a um milhão de visitantes. A rede hoteleira conta com diversos hotéis confortáveis, e ainda dezenas de ranchos para hospedagem dos rameiros. Assim, visitar Juazeiro do Norte não limita-se na estadia agradável, na oportunidade mística e no contato com a beleza natural. A cidade também confere uma experiência cultural e religiosa com uma importante esfera do Brasil.

Fonte:

Portal do Governo do Estado do Ceará

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...