Publicidade

ARTIGO

Cidade de Fortaleza

A capital cearense – Fortaleza, como outras cidades nordestinas, também participa dos calorosos debates sobre sua antiguidade. Enquanto as tentativas de ocupação situam-se no século XVII, o efetivo descobrimento pode remeter mesmo antes de 1500. Sua região era ocupada por tribos indígenas como os Tremembé, Potiguar, Anacé e Paiacu, que guerreavam entre si. Os portugueses chegaram até construir fortes para defenderem-se dos ataques dos índios.

Diferentemente de seu descobrimento, a ocupação do Estado foi tardia. Nações como a Holanda, percebendo o desinteresse da Colônia Portuguesa, começaram a invadir a região. Expulsos pelos indígenas, os holandeses que aí chegaram, em 1637, permaneceram por apenas 7 anos. Cinco anos depois, eles retornaram e construíram um forte às margens do Riacho Pajeú, onde hoje está a 10ª Região Militar, denominando-o “Forte de Schoonenborch”, em homenagem ao holandês presidente do Conselho de Pernambuco.

Foi o comandante Álvaro de Azevedo Barreto o responsável pela retirada efetiva dos holandeses da região, mudando o nome do forte para Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção que, posteriormente, deu nome à povoação. Em 1726, o lugarejo foi finalmente elevado à condição de vila de Fortaleza. Mas, apenas em 1823, Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade.

Com uma população de 2.609.716 de habitantes (2016), Fortaleza representa a quarta capital do país em números de população. Conhecida por praias esverdeadas, pelo vento suave e seu povo alegre, configura-se como um dos principais destinos turísticos brasileiros.

O clima agradável, com média de 27ºC, e as praias límpidas atraem turistas não apenas de todo país, como estrangeiros. A Avenida Beira-Mar oferece diversas opções gastronômicas, como frutos de mar e várias comidas típicas. Das praias urbanas, a Praia do Futuro é uma das mais frequentadas, possuindo uma orla ornamentada por barracas e bares peculiares.

O por do sol na Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, é considerado um destino obrigatório na visita à cidade. Nessa praia, a nova estátua de Iracema pretende fazer alusão à obra de José de Alencar, de mesmo nome. Entretanto, também destacam-se outros elementos em seu roteiro turístico: o Centro do Dragão do Mar de Arte e Cultura, nomeado em homenagem ao pioneiro da abolição cearense; o Centro de Turismo do Ceará e o Centro de Artesanato do Ceará (CEART), onde são encontrados artigos de artesãos de todo Estado; o Museu do Farol, localizado na praia de Mucuripe, usado por 111 anos até sua desativação em 1957; entre outros.

Além do clima quente e a beleza natural de suas praias de água morna, a capital cearense também oferece outros atrativos muito importantes. A sua culinária conta com iguarias como a Peixada, o Caranguejo e o Baião de dois, assim como outras oriundas do interior do estado: carneiro cozido, carne de sol, panelada, além de dezenas de pratos fortes e deliciosos. Também reconhecido é o seu artesanato, apreciado nos trabalhos de renda de origem portuguesa e artigos de couro vendidos nas feiras semanais. Destaca-se ainda o talento dos humoristas cearenses e as danças de forró mundialmente conhecidas.

O Carnaval fora de época sediado em Fortaleza é um dos mais famosos do país e acontece no mês de julho, contando com a infraestrutura de estacionamento, arquibancadas, camarotes e praça de alimentação. São quatro dias de festa onde 1,5 milhão de pessoas divertem-se ao som de bandas de axé music renomadas. Já o Ceará Music, evento local que reúne em três dias artistas nacionais e do pop rock internacional, é um dos mais importantes festivais de música do Brasil. Com tenda eletrônica, desfile de moda e inúmeros shows, entretém cerca de 25 mil pessoas em cada temporada.

De tal modo, a cidade de Fortaleza representa a união entre atrativos turísticos imperdíveis, com uma intensa bagagem histórica e cultural. Suas praias paradisíacas, seu povo alegre e bem-humorado, seus monumentos históricos, entre outros, demonstram uma longa formação possivelmente mais antiga que tenha se imaginado. Sendo assim, a passagem pela cidade confere não apenas a diversão e o bem-estar garantidos, como também um contato com a própria formação do Brasil.

Fonte:

Portal do Governo do Estado do Ceará.

Prefeitura Municipal de Fortaleza

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...