Publicidade

ARTIGO

Cidade de Pracuúba

Distante cerca de 277 quilômetros de Macapá, o município de Pracuúba é banhado por um lago monumental formado pelas águas dos rios Flexal, Breu, Itaubal e pelos igarapés Cujubim, Sacaísal e Margingá. A variedade de fauna e flora, propiciada por essa conjunção de recursos naturais, dá suporte a uma grande diversidade de peixes, uma das principais atividades econômicas da região.

Pracuúba possui uma área de 4.948 km², aproximadamente 4.655 habitantes (2016) e um clima tropical chuvoso com temperatura nunca inferior a 18°C. A região apresenta cenários de rara beleza, incluindo a presença de lagos permanentes e temporários, densa rede de drenagem profundamente influenciada pelos regimes de chuvas regionais. Nesses ambientes, há uma rica e diversificada fauna aquática.

O nome originário é referente a uma árvore típica da região, predominante na reserva ecológica do Lago Piratuba. Os recursos naturais em Pracuúba são abundantes, possuindo uma rica variedade de fauna, que representa um potencial econômico, com destaque a pesca; e de flora que é composta por diversas espécies como a aquariquara, andiroba, acapú, angelim, pau roxo, macacaúba, maçaranduba e sucupira, que podem gerar recursos se forem bem aproveitados. A extração da borracha, importante nas décadas de 40 e 50, apresenta hoje um grande potencial econômico, pois ao longo dos rios Itaubal, Cujubim e Flexal, ainda não há exploração. O açaí, fruto roxo que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, é uma importante fonte de alimentação para as comunidades do município.

O município de Pracuúba foi criado em 1º de maio de 1992 e sua história de desenvolvimento está marcada pela pesca artesanal e pecuária que ainda hoje continuam como agentes principais de sua dinâmica socioeconômico. Sua ambientação natural envolve a presença de grandes áreas de floresta de terra firme, cerrados e áreas inundáveis, sendo essas as que mais participam como base produtiva do município.

Na fisiografia desse município destaca a contribuição parcial das bacias hidrográficas dos rios e a presença de três domínios naturais, domínio da floresta densa de terra firme, domínio das áreas inundáveis e domínio das áreas savaníticas. A vegetação é constituída por uma floresta de terra firme e densa em um terço de sua área, campos naturais ou oriundas de desmatamento, exploração de madeira e do cultivo agrícola. Também fazem parte da vegetação, áreas de campos naturais não inundáveis e áreas de campos de várzea (inundáveis).

O clima de Pracuúba é do tipo equatorial quente e úmido. A temperatura mínima gira em torno de 20ºC, com a máxima absoluta predominando na faixa de 34ºC. As chuvas acontecem nos meses de dezembro a agosto, chegando a atingir mais de 3.000 mm. A estação das secas inicia-se no mês de setembro e vai até meados de dezembro, quando se registram temperaturas mais altas.

As maiores fontes de sustentação econômica do município advém da criação dos gados bovino e bubalino, da cultura da mandioca e, principalmente da pesca artesanal de espécies como trairão, tucunaré e pirarucu.

São atrações turísticas na região os passeios e banhos nos lagos e igarapés e a pesca esportiva. Pracuúba é conhecida, também, pela sua rica fauna com marrecos, patos do mato, jaburus, guarás, garças, dentre outros que embelezam e fazem o encanto do lugar. Todo mês de julho, no dia 18, realizam-se festas em louvor à Nossa Senhora Rainha da Paz, padroeira local.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Pracuúba

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...