Publicidade

SÃO JORGE D’OESTE

Cidade de São Jorge D´Oeste

Fundado em 23 de novembro de 1963 e localizado na região sudoeste paranaense, o município de São Jorge d´Oeste possui aproximadamente 9.296 habitantes, segundo estimativas do IBGE/2016.

São Jorge possui extensão terriorial de 379,545 km² e encontra-se a uma altitude de 541 metros, tendo como clima predominante o subtropical. A população é formada, em sua maioria, por jovens com idade de 15 a 19 anos.

Com o nome do Santo Guerreiro, a cidade possui uma natureza belíssima com rios, lagos, grutas e parques. Além de áreas de visitação e um Centro de Convenções. Uma excelente opção para os turistas que chegam até a região são os “Lagos do Iguaçu”, principal atração turística do Sudoeste do Paraná.

Além disso possui duas áreas bem importantes turisticamente: a “Área do Rio Chopim”e a “Área do Rio Iguaçu”. Também possui inúmeras quedas d'água, a saber: “Salto Miguelinha”, no Rio Chopim; “Salto Saltinho”, no Distrito Lagos do Iguaçu; “Propriedade de Ernesto Winiarski” na Linha São Sebastião; “Propriedade de Valdemar Martins”, a 1 km do centro da cidade; a “Propriedade de Armelindo Mezzaroba” que fica no Distrito Lagos do Iguaçu.

São Jorge do Oeste possui ainda duas grutas, sendo elas a “Gruta Lagos do Iguaçu”, localizada no Distrito Lagos do Iguaçu e a “Gruta Nossa Senhora dos Pobres”: que fica a 5 km da cidade, possuindo uma capela. Também possui importantes áreas de pesca que contribuem para atividades pesqueiras na região, sendo banhado por dois grandes rios: o “Chopim” e o “Iguaçu”.

Outra opção turística é a “Igreja Matriz Octogonal de São Jorge, que possui uma bela arquitetura e obras religiosas esculpidas em seu interior e está localizada na Avenida Iguaçu. Ainda tem a “Capela Nossa Senhora Aparecida” que fica na a 6 km da cidade e conta com uma arquitetura em madeira em modelo gótico e é considerada Patrimônio Histórico da cidade.

A cidade possui diversas comemorações festivas, a saber: a “Festa de São Jorge”, que acontece no mês de abril e o visitante tem o privilégio de apreciar um saboroso churrasco; a “Festa da Uva”: que é realizada no mês de janeiro e onde destaca-se a cultura italiana favorecendo a comercialização de uvas e vinhos e o “Rodeio Crioulo Interestadual”, que é realizado no mês de fevereiro e conta com uma saborosa comida tipicamente gaúcha, além de baile, apresentações gauchescas e rodeio. Existe ainda a “Oktoberfest”, uma Festa alemã divertida que acontece durante três dias na região e conta com muita opção de chope, bailes e comidas típicas. O “Festival Guerreiro da Canção”, que trata-se de um festival de interpretação da música, que dá oportunidade às pessoas para mostrarem seus dons musicais. Além das “Comemorações Cívicas”, que acontecem no dia 7 de setembro em comemoração à Independência do Brasil e contam com um desfile com alunos da região pela avenida principal.

A gastronomia em São Jorge do Oeste baseia-se nas cozinhas italiana (massas, lasanhas, frangos, salames e vinhos), a gaúcha (costelão e carnes assadas ao estilo gaúcho); e a cozinha local (dobradinha ou buchada).

Clima

Mapa

Informações

Dados Gerais

Sigla:

Gentílico: São-jorgense ou Jorgense

DDD: 46

CEP: 85575-000 a 85579-999

Aniversário: 23 de Novembro

Feriados Municipais:
23/11 - Aniversário da Cidade

Prefeito:
Gilmar Paixão

Site: www.pmsjorge.pr.gov.br

Indicadores

IDH: 0,722 (2010)

PIB: R$ 202.147.000,00 (2014)

PIB per capita: R$ 21.719,87 (2016)

Nº de empresas ativas:

Geografia

População: 9.296 hab (2016)

Densidade: 23 hab/km²

Bairros: 1

Área urbana: km²

Área total: 379 km²

Altitude: 541 m

Clima: Subtropical Úmido

Região: Sudoeste Paranaense

Distância da capital: 450 km

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...