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O direito à circulação com autonomia e segurança, e à acessibilidade aos edifícios de uso público e aos serviços municipais pela pessoa com deficiência é garantido pelas leis municipais de Curitiba. As vias públicas devem oferecer rebaixamento de guias nos cruzamentos, além de passagens sem degraus em praças e calçadas.
Todos os projetos de construção e reconstrução de passeios implantados pelo município contemplam as rampas de travessia nos cruzamentos das vias desde 1998. Nesse mesmo período, o IPPUC, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, iniciou os estudos referentes à instalação de linha tátil para os deficientes visuais.
Curitiba possui a única rede de transporte público do país exclusiva para os estudantes com necessidades especiais. O Sistema de Transporte do Ensino Especial atende a três escolas municipais e 34 centros de ensino especializados, levando diariamente 2.200 alunos em 43 linhas de ônibus e um terminal exclusivo. Além disso, cerca de 65% da frota do transporte coletivo têm acessibilidade total, com elevadores e rampas de acesso.
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Conhecido internacionalmente pelas estações-tubo e ônibus biarticulados, o transporte público de Curitiba foi planejado e desenvolvido de forma ...
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