Publicidade

CURITIBA

Ciência, Tecnologia e Inovação em Curitiba

- Ciência:

É o conjunto sistematizado de conhecimentos obtidos mediante a observação e a pesquisa metódica e racional, a partir dos quais é possível deduzir fórmulas gerais passíveis de aplicação universal e de verificação experimental.

- Tecnologia:

É o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico.

- Inovação:

É o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos produtos ou na melhoria dos já existentes, ou ainda a utilização de novos processos ou na melhoria dos já existentes.

Podemos sintetizar inovação como sendo a exploração com sucesso de novas ideias.

Ciência, Tecnologia e Inovação em Curitiba

Curitiba tem sido considerada uma cidade modelo de planejamento urbano no Brasil, sendo reconhecida nacional e internacionalmente pela implementação de soluções inovadoras, algumas premiadas pela ONU. Também é conhecida como “Capital Ecológica”, seja pelo encanto de seus parques e praças, seja pelas ações de governo visando a proteção ao meio ambiente. Além disso, possui uma das melhores infraestruturas dentre as capitais brasileira, destacando seu sistema de transporte, considerado um dos mais eficientes do país. Todos estes destaques a tem colocado como um dos melhores destinos de negócios do país, segundo reiteradas avaliações feitas por conceituadas revistas de circulação nacional.

Em meio a este cenário, Curitiba acabou por se tornar um dos principais polos de inovação no Brasil, dispondo de inúmeras instituições de fomento e apoio ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, elementos fundamentais para criação de um ambiente favorável à inovação.

Com a criação do Tecnoparque em 2007, através de Lei Complementar no. 64/2007 e pelo Decreto no. 310/2008, Curitiba passou a ter um programa com objetivo de fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, bem como instituições de pesquisa científica e tecnológica, visando difundir a cultura do conhecimento e da inovação de setores estratégicos de alta tecnologia no município.

Os setores de atividades incentivadas pelo programa são os seguintes:

·      Design;

·      Equipamentos de Informática: hardware e periféricos;

·      Instrumentos de Precisão e Automação Industrial

·      Laboratórios de Ensaios e Testes de Qualidade

·      Novas Tecnologias: Biotecnologia, Nanotecnologia, Saúde, Novos Materiais e Tecnologias Ambientais

·      Pesquisa e Desenvolvimento

·      Serviços de Informática: desenvolvimento de software, consultoria em hardware e software, gestão de dados e distribuição eletrônica de informações

·      Sistemas de Telecomunicações: equipamentos e serviços.

Com estratégias bem definidas, ações positivas e apoio político, Curitiba vai se consolidando como uma das principais cidades brasileiras em iniciativas de P&D nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...