Publicidade
Situado na região nordeste, representando a segunda maior superfície litorânea do Brasil, o estado do Maranhão foi alvo de muitos conflitos por seu território. Isso aconteceu por causa das sucessivas ocupações, assim como a retomada das mesmas por diferentes países. Os espanhóis foram os primeiros a chegarem, seguidos pelos portugueses trinta anos depois. Mas foram os franceses que, em 1612, ocuparam o território.
Após diversas lutas e tréguas entre franceses e portugueses, foram os portugueses que, em 1615, ocuparam definitivamente a região. Assim, com o objetivo de melhorar a segurança e a comunicação com a Metrópole, esses europeus instituíram o estado do Maranhão e Grão-Pará. A separação do Pará aconteceu em 1774 e sua independência somente aconteceu em 1823, por sua forte ligação com a colônia portuguesa.
Atualmente, o estado do Maranhão apresenta um diferencial por abrigar cidades históricas, riquezas ecológicas, além de contar com manifestações como Bumba-Meu-Boi e o Tambor de Crioula. Tais festividades são reconhecidas mundialmente, sendo a primeira a mais importante do Maranhão e a segunda um Patrimônio Imaterial da Humanidade. Sua arquitetura, antigamente chamada de “Pequena vVila dos Palácios de Porcelana”, também merece destaque, pois constituí o Patrimônio Material da Humanidade. O maranhão também destaca-se pela exuberância de sua natureza, com a peculiaridade da junção da Floresta Amazônica com a vegetação nordestina.
Geografia
População: 6.954.036 hab (2016)
Municipios: 217
Área: 331.936 km²
Região: Nordeste
Publicidade
Publicidade
O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.
© 2014 - 2021 The Cities Todos os direitos reservados
© 2014 - 2021 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados