Publicidade

ARTIGO

Cidade de Curitiba

Curitiba é também um importante destino para a realização de eventos, consolidando-se no setor como um dos melhores locais da América Latina. Forte também é o seu turismo de negócios. Cidade de comércio, serviços e indústrias, com localização geográfica estratégica e com diversas políticas voltadas à atração de investimentos, a cidade tem se tornado um dos principais destinos econômicos do país.

Fundada oficialmente em 29 de março de 1693, Curitiba é a capital do Paraná e uma das mais importantes cidades brasileiras. Com uma população estimada em 1,8 milhões de habitantes e uma extensão de 435 Km², é referência nacional como uma das melhores cidades para se viver, sendo assim reconhecida no Brasil e no exterior.

Sua história é marcada pela ocupação indígena até o século XVII, quando chegaram os colonizadores portugueses; pelo movimento dos tropeiros no século XVIII, que conduziam gado entre São Paulo e Rio Grande do Sul; e pela chegada de diversos imigrantes a partir do século XIX. Esses imigrantes, em especial europeus e asiáticos, contribuíram para uma formação étnica tão diversa e rara no Brasil, que lhe conferiu o sentimento de cidade de muitos países.

Hoje, com uma população ainda mais diversa, formada também por paulistas, gaúchos, mineiros, nordestinos, entres tantos outros, Curitiba é uma cidade modelo de planejamento urbano. Reconhecida nacional e internacionalmente por soluções inovadoras, algumas premiadas pela ONU, a cidade possui o mais eficiente sistema de transporte do país, com ônibus “ligeirinhos”, Linha Verde, estações tubo e ônibus biarticulados com capacidade para 270 passageiros.

Intitulada Capital Ecológica, Curitiba é ainda reconhecida pelas suas ações de proteção ao meio ambiente. Em termos gerais, são 26 grandes parques e bosques, centenas de praças e jardinetes, além do maior parque urbano do Brasil, o Parque Regional do Iguaçu, com 8 milhões de metros quadrados.

Essa relação com a natureza, aliada à sua história e cultura, faz de Curitiba um belo destino turístico. Espaços como o Bairro Santa Felicidade (com riquezas artesanais e gastronômicas), a Ópera de Arame, o Jardim Botânico, a Rua das Flores, os parques Tanguá, Barigui, Tingui, Passaúna e São Lourenço, os bosques Alemão, do Papa, de Portugal, a Praça do Japão, Passeio Público, Torre das Mercês, além de inúmeros casarões e igrejas do Setor Histórico e de Memoriais da Imigração (portuguesa, alemã, polonesa, ucraniana, italiana, árabe e japonesa) são algumas das excelentes opções de lazer e entretenimento disponíveis aos visitantes e moradores curitibanos.

Ainda sobre o turismo, a capital paranaense é um importante destino para a realização de eventos. A cidade vem se consolidando no setor como um dos melhores locais da América Latina, comprovado pela sua extensa e excelente rede hoteleira, espaços para eventos, receptivos e serviços terceirizados, com o que há de mais moderno em tecnologia e infraestrutura para eventos de médio e grande porte.

Forte também é o seu turismo de negócios. Cidade de comércio, serviços e indústrias, com localização geográfica estratégica (próxima de São Paulo e de todas as capitais dos países membros do Mercosul) e com diversas políticas voltadas à atração de investimentos, Curitiba tem se tornado um dos principais destinos econômicos do país.

Por todas essas características, alguns reconhecimentos foram concedidos à capital paranaense. Dentre eles, destacam-se:

É uma das cidades brasileiras mais atraentes para se investir, segundo publicado na Revista Watson Wyatt em dezembro de 2007;

É a segunda Melhor Cidade para Negócios no Brasil e a quinta Melhor Cidade da América Latina para Negócios, segundo publicado na Revista América Economia de 2005 e 2006;

É o segundo Polo de Inovação Tecnológica do Brasil, segundo a Pesquisa IPEA divulgada na Folha de S. Paulo em 2005;

É considerado o Melhor Destino de Negócios segundo a Revista Veja de 2007;

É campeã de Infraestrutura e a 3ª colocada conforme a Revista Exame de 2006;

É a segunda Melhor Cidade do Sul do Brasil para se trabalhar.

Fonte:

Portal online da Prefeitura Municipal de Curitiba

Portal online do IBGE

Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A. Informações


Autor: Jaqueline de Carvalho Motter

by The Cities

Mapa

Pesquisar por

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2017 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2017 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...