Publicidade

CURITIBA

História de Curitiba

Curitiba já foi habitada por índios. Quando os portugueses chegaram no Brasil, instalando-se na costa e litoral do território, o interior, incluindo o planalto Curitibano, era habitado por vários deles, como os grupos Tupi-Guarani e Jê.

Nas terras da cidade, os habitantes chamavam a região de Kuríýtýba, palavra de origem Guarani que significa “grande quantidade de pinheiros. Isso porque o lugar possuía muitas espécies de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná.

No entanto, os primeiros relatos de expedição ao local remontam a 1531, quando a expedição do bandeirante Pedro Lobo descobriu a região, sem, contudo, dar início à colonização ou exploração da área. As movimentações mais significativas ao território curitibano somente tiveram início no século XVII quando, em 1649, Ébano Pereira comandou uma expedição com a finalidade de explorar o planalto em busca de ouro.

Ao chegar, a expedição instalou-se à margem esquerda do Rio Atuba, onde atualmente fica localizado o Bairro Alto. Reunidos em poucos, iniciaram um pequeno núcleo populacional, e como era costume na época, os portugueses construíram uma pequena capela para realizar seus cultos religiosos e adorar a Padroeira do lugar, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Posteriormente, mudaram-se para o atual centro de Curitiba, onde construíram outra capela em pau-a-pique para abrigar a Santa.

A população foi aumentando no povoado, tornando necessárias regras e administração política para controlar e dirigir o lugar que, por isso, foi elevado à categoria de Vila em 29 de março de 1693, recebendo o nome de Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Em 1701, já com aproximadamente 1.400 habitantes, a Vila passou a ser chamada de Vila de Curitiba.

Em 1812, a Vila de Curitiba passou a ser sede da Comarca de Paranaguá e, em 1842, através de Lei Provincial, Curitiba foi elevada à categoria de cidade. Ainda, segundo Lei Imperial de agosto de 1853, foi elevada à categoria de capital da recém criada Província do Paraná. Daí em diante, novos momentos marcaram a história de Curitiba, como os ciclos do Tropeirismo e da erva-mate, além da chegada dos imigrantes até o avanço urbanístico iniciado na década de 1970.

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2017 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2017 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...